Últimas Notícias

Com triplo-duplo de Doncic, Eslovênia derrota Lituânia e garante vaga em Tóquio-2020

Eslovênia venceu a Lituânia e conquistou a vaga olímpica para Tóquio no basquete

Luka Doncic estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio! A estrela da NBA carimbou seu passaporte ao liderar a classificação de seu país, a Eslovênia, no Pré-Olímpico de basquete masculino disputado em Kaunas (LTU). Na final, em confronto contra a anfitriã Lituânia neste domingo (04), Doncic fez um triplo-duplo na vitória por 96 a 85. Esta é a primeira vez que a Eslovênia terá uma equipe de basquete na Olimpíada.


Doncic fez um triplo-duplo anotando 31 pontos, pegando 11 rebotes (dez defensivos e um ofensivo) e dando 13 assistências. Ele ficou em quadra por 33 minutos e encerrou o duelo com um aproveitamento de 57% nos arremessos de quadra (13/23). Zoran Dragic, irmão de Goran, do Miami Heat, fez nove pontos, enquanto Vlatko Cancar anotou 18. 


Doncic, que tem 22 anos, foi decisivo também nas outras três partidas que a Eslovênia fez até chegar na final, contra Angola, Polônia e Venezuela. A equipe europeia venceu todas com considerável margem de pontos, anotando mais de 98 pontos sempre, e o armador teve média de 21,3 pontos. Mas o coletivo esloveno não ficou para trás e a equipe encerrou a competição com média de 106 pontos por jogo.


Luka Doncic olhando para o árbitro na final do Pré-Olímpico de basquete


Agora classificada, esta será a primeira vez que a Eslovênia disputará o torneio olímpico de basquete. Parte da antiga Iugoslávia, o país passou a competir de forma independente em Olimpíadas a partir de Barcelona-1992, mas nunca passou pelos torneios qualificatórios. A seleção foi campeã EuroBasket de 2017, liderada por um Doncic de apenas 18 anos.


Em Tóquio, o basquete terá 12 equipes, divididas em três grupos de quatro. Os dois primeiros da chave, além dos dois melhores terceiros colocados vão às quartas de final. A Eslovênia fará parte do grupo C na Olimpíada de Tóquio, ao lado de Argentina, Espanha e Japão. É considerado o "grupo da morte" da competição.


O jogo

Os dois primeiros quartos do duelo foram equilibrados, terminando em 28 a 24 para a Eslovênia e 52 a 52, respectivamente. O jogo começou a ser decidido no segundo tempo. A equipe de Luka Doncic deslanchou no terceiro período e abriu 12 pontos logo no início, em 71 a 59. A Lituânia, porém, fez dez pontos seguidos e cortou a diferença para apenas dois pontos (71 a 69). 


No entanto, os anfitriões não conseguiram se manter no ritmo e a Eslovênia voltou a abrir margem, encerrando a terceira parcial com 80 a 69 de frente. A seleção eslovena só administrou a vantagem no último quarto para vencer a partida com 11 pontos de frente.


Fotos: Divulgação/FIBA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar