Últimas Notícias

Chinesa Gong Lijiao confirma favoritismo e vence arremesso de peso feminino em Tóquio


A chinesa Gong Lijiao conquistou na noite deste sábado (31) o ouro na prova do arremesso de peso dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Bicampeã mundial, ela confirmou o favoritismo ao registrar 20,58m, com direito a recorde pessoal, e faturou sua terceira medalha olímpica. A estadunidense Raven Saunders ficou com a prata, com 19,79m. A neozelandesa Valerie Adams fechou o pódio, marcando 19,62m. 


Lijiao já havia se destacado nas eliminatórias e dominou a final. A chinesa fez cinco arremessos válidos e todos lhe dariam a medalha de ouro. Ela começou com 19,95m, queimou a segunda tentativa e marcou 19,98m em seguida. Na quarta marca, bateu 19,80m e estabeleceu seus dois melhores registros na sequência: 20,53m no quinto arremesso e 20,58m no encerramento. 


A marca é recorde pessoal de Lijiao, superando em 15cm seu antigo melhor. O 20,58m é, ainda, o melhor registro dos últimos cinco anos e o 46º de toda a história. A chinesa tem 32 anos e já tinha no currículo duas medalhas olímpicas: um bronze, em Pequim-2008, e uma prata, em Londres-2012. Na Rio-2016, ficou na quarta colocação.


A prata ficou com Raven Saunders. A norte-americana marcou 19,79m em sua penúltima tentativa e faturou sua primeira medalha olímpica após a quinta colocação na Rio-2016. Já o bronze ficou nas mãos de um dos maiores nomes de todos os tempos nesta prova, Valerie Adams. Aos 36 anos, a neozelandesa conseguiu sua quarta medalha na quinta aparição olímpica - foi ouro em 2008 e 2012 e prata em 2016.


Surte +: Brasileiros competiram nessa sessão em Tóquio, com direito a quebra de recorde nacional. Veja como foi!


Foto de capa: Andrew Boyers/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar