Blummenfelt fatura o ouro no triatlo em prova que Manoel Messias ficou em 28º - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Blummenfelt fatura o ouro no triatlo em prova que Manoel Messias ficou em 28º

Compartilhe
Kristian Blummenfelt conquista o ouro no triatlo

O Brasil competiu na estreia do triatlo na Olimpíada de Tóquio neste domingo a noite. O triatleta Manoel Messias saiu com a 28ª posição na prova masculina, pouco mais de 3 minutos atrás do campeão. O ouro foi para o norueguês Kristian Blummenfelt com a marca de 1:45.04, enquanto a prata ficou com Alex Yee (GBR) e o bronze foi para Hayden Wilde (NZL).


O evento iniciou às 6:30h da manhã para fugir do forte calor que fazia no Parque Marina de Odaiba. A disputa começou com a temperatura ambiente em 27ºC, enquanto a umidade do ar beirava os 70%. Mesmo assim, os atletas mostraram preparo físico em uma prova com passagens fortes desde o início. Só dois dos 51 triatletas que iniciaram a competição abandonaram.


O cearense Manoel Messias vinha com boa expectativa após recente medalha de prata em Copa do Mundo no México, mas não conseguiu repetir o bom ritmo que mantinha neste ano.


Manoel Messias na transição da natação para o ciclismo
Messias é o número 53 do ranking mundial - Foto: Miriam Jeske/COB


A prova

A prova mal começou e o brasileiro já se encontrava no pelotão de trás, foi assim quando ele passou na penúltima posição nos primeiros 950m da natação. Nessa altura, o chileno Diego Moya e o francês Vicent Luis ditavam o ritmo da prova.


Já nos 40km de bicicleta, o brasileiro não conseguiu evoluir tanto após ficar muito atrás do pelotão da frente. A essa altura ele já estava 1 minuto atrás dos líderes, o que aumentou para 2 minutos no final do ciclismo. O grupo da frente tinha quase 30 triatletas, levando a decisão das medalhas para a corrida.


Manoel Messias na parte da corrida da prova do triatlo olímpico
Manoel na parte final da prova - Foto: Miriam Jeske/COB

Na corrida, sua melhor parte da prova, Manoel Messias cresceu e chegou em 28º. Na frente, Blummenfelt, Yee e Haiden abriram vantagem para formar o pódio, com o britânico liderando. No quilômetro final, o norueguês, extremamente cansado, ainda conseguiu forças para abrir um pouco de vantagem e fechar com o ouro. Na comemoração o atleta passou mal por conta do desgaste físico e acabou vomitando na linha de chegada.


Atual campeão do Circuito Mundial, Vicent Luis ficou em 13º. O espanhol Mario Mola (ESP) - tricampeão do Circuito Mundial - ficou em 10º,  enquanto Jonathan Brownlee (GBR) - medalhista em Londres-2012 e Rio-2016, terminou em 5º.


Foto em destaque: Hannah McKay/REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário