Sun Yang é suspenso por quatro anos e três meses e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

Sun Yang é suspenso por quatro anos e três meses e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Compartilhe
Nadador chinês Sun Yang no Mundial de Esportes Aquáticos de 2019

O nadador Sun Yang, principal estrela da China na modalidade, está punido por violar o código antidoping. Sun foi suspenso por quatro anos e três meses e por isso irá perder os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A decisão é da Corte Arbitral do Esporte (CAS), última instância da justiça desportiva internacional e não cabe recurso.

Inicialmente, Sun Yang havia sido punido por oito anos pelo CAS, mas o nadador recorreu no Tribunal Federal da Suíça (onde fica a sede do CAS) alegando que o julgamento não foi justo, já que um dos seus julgadores havia feito comentários racistas contra chineses na internet. A corte suíça acatou seu pedido e determinou um novo julgamento que aconteceu em maio deste ano totalmente online. A sentença de quatro anos veio desta nova série de audiências. A punição é retroativa à data inicial da suspensão e expira em 24 de maio de 2024.

O atleta foi julgado por ter destruído uma amostra colhida em um exame antidoping fora de competição realizado em setembro de 2018. O nadador alegava que os coletores do exame não estavam credenciados. Inicialmente a Federação Internacional de Natação (FINA) havia dado apenas uma advertência ao chinês, mas a Agência Mundial Antidoping (WADA) recorreu ao CAS pedindo a pena máxima de oito anos, por ela já ter cumprido uma suspensão de três meses em 2014, por tomar um remédio sem prescrição.

A advertência inicial dada pela FINA causou polêmica no Mundial de Esportes Aquáticos de 2019. Na prova dos 400m livre, Sun Yang levou o ouro, enquanto o australiano Mack Horton ficou com a prata. Horton se recusou a tirar fotos no pódio com o chinês, protestando contra a punição inicial dada pela entidade que rege a natação internacional.

Pódio dos 400m livre masculino no Mundial de Esportes Aquáticos de 2019
Pódio dos 400m livre no Mundial de 2019 - Foto: Divulgação
Em 2012, Sun Yang se tornou o primeiro chinês a ganhar uma medalha de ouro olímpica na natação. Sun é o atual campeão olímpico dos 200m livre e campeão mundial dos 200m e 400m livre. Sem a sua presença, a China perde seu principal atleta na natação masculina em Tóquio 2020.

Foto de capa: Ed Jones/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário