Últimas Notícias

Público liberado: Olimpíada de Tóquio terá até 10 mil espectadores nos eventos


Depois de muito suspense, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio anunciou nesta segunda-feira (21) que a Olimpíada contará com a presença de público. As instalações esportivas poderão receber 50% da sua capacidade ou um máximo de até 10 mil torcedores nos eventos. Diversas medidas preventivas, porém, ainda serão necessárias para conter a disseminação da Covid-19 e apenas residentes no Japão serão aptos a ir às arenas.


Desde que os Jogos foram adiados no ano passado, por conta da pandemia, havia muita expectativa em relação à definição sobre a questão do público nos eventos. No início deste ano, os organizadores já haviam determinado que os torcedores estrangeiros seriam barrados da Olimpíada, mas uma decisão final sobre a participação ou não dos japoneses nas instalações esportivas foi adiada diversas vezes.


A decisão foi tomada após reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio (TOCOG), Governo Metropolitano de Tóquio e Governo do Japão. As três partes japonesas foram as responsáveis por elaborar a proposta, seguindo recomendações das autoridades sanitárias locais, e anunciaram ao COI e ao IPC, que concordaram.


Outras medidas foram acertadas durante o encontro entre as organizações. O cronograma dos Jogos permanece o mesmo, mas é possível que haja alteração na quantidade-limite de espectadores em alguns eventos, caso um novo estado de emergência seja implementado após 12 de julho de 2021. A organização poderá até mesmo realizar competições com portões fechados, se necessário.


Os torcedores serão obrigados a usar máscaras durante todo o momento e serão proibidos a falar em voz alta ou gritar. A fim de evitar aglomerações, filas serão proibidas e os espectadores serão instruídos a deixar os locais de competição de maneira escalonada. Os organizadores solicitam que o público faça um itinerário tomando precauções, já que o deslocamento entre prefeituras será permitido. 


Todas as medidas anunciadas são válidas apenas para a Olimpíada, que terá início em 23 de julho. Uma decisão a respeito da Paralimpíada, marcada para começar em 24 de agosto, será tomada somente em 16 de julho. Vale lembrar que atletas, comissões técnicas e demais credenciados estão sendo vacinados contra a Covid-19 para garantir ainda mais segurança durante os Jogos.


Foto de capa: Noriko Hayashi/NYT

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar