Últimas Notícias

Maria Suelen e Bia Souza conquistam o bronze no Mundial de judô


É bronze! É dobradinha! Depois de seis dias em branco, o Brasil finalmente conseguiu conquistar suas primeiras medalhas no Mundial de judô. E elas vieram em dose dupla. Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman venceram fortes adversárias na disputa de terceiro lugar e conquistaram neste sábado (12) os bronzes da categoria acima de 78kg. Rafael Silva (+100kg) foi quinto colocado.


As medalhas vieram com emoção. Maria Suelen espantou um fantasma de longa data e derrotou a cubana Idalys Ortiz com um lindo ippon na luta decisiva. A brasileira jamais havia vencido a caribenha, que já foi campeã olímpica e é atual líder do ranking mundial, tendo perdido as 17 vezes em que se enfrentaram.


Antes de chegar à decisão pela medalha, Suelen havia vencido três adversárias e passado pela repescagem. Com o pódio, ela chega a sua quarta medalha mundial - foi vice-campeã individual em 2013 e 2014 e prata por equipes em 2017. Nas duas últimas edições, em 2018 e em 2019, "Sussu" foi quinta colocada, perdendo a disputa do bronze. 



A jovem Bia, por sua vez, conseguiu imobilizar a francesa Julia Tolofua para ficar com o outro bronze da categoria. Em sua trajetória, ela venceu três lutas e perdeu na semifinal para Tomita Wakaba, mesma algoz de Suelen nas quartas de final e que foi campeã mais tarde. Esta foi apenas a terceira aparição de Bia, que tem 23 anos, em Mundiais Adultos e já conseguiu uma medalha. 


Bia e Maria disputam uma vaga olímpica no peso pesado feminino. As duas estão em posições muito próximas no ranking mundial e as campanhas "iguais" neste Mundial acirraram ainda mais a briga. A Confederação Brasileira de Judô  (CBJ) escolherá quem será a representante da categoria em Tóquio-2020 a partir de alguns critérios subjetivos, tais como resultados recentes, confrontos diretos e idade.


Surte +: Confira como foram as preliminares


Rafael Silva, o Baby, chegou perto de também faturar um bronze, mas perdeu para o neerlandês Roy Meyer por levar três shidôs. Em sua campanha antes de chegar na disputa pela medalha, Rafael, cabeça de chave número 2, venceu três lutas seguidas e só foi derrotado na semifinal, pelo japonês Kageura Kokoro, o mesmo que tirou a invencibilidade de dez anos de Teddy Riner no ano passado.


Apesar da não conquista, Baby praticamente carimbou seu passaporte para a Olimpíada de Tóquio, onde tentará sua terceira medalha olímpica. Em Mundiais, ele tem três pódios - foi bronze em 2014 e 2017 e prata em 2013. Em nove edições que já participou, ele terminou entre os cinco primeiros seis delas. 


Foto de capa: Arquivo/CBJ


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar