Últimas Notícias

Ketleyn Quadros perde para neerlandesa e fica em 5º no Mundial de judô


Não deu para Ketleyn QuadrosDepois de vencer três adversárias e superar a repescagem na parte da manhã, a meio-médio chegou muito perto de conquistar a primeira medalha do Brasil no Mundial de judô, em Budapeste (HUN), nesta quarta-feira (09), mas perdeu de virada para a neerlandesa Sanne Vermeer na disputa do bronze e acabou na quinta colocação da categoria até 63kg.


Pondo frente a frente duas atletas com ranqueamentos próximos - Ketleyn entrou como nona colocada do ranking mundial, enquanto Vermeer era a sétima -, a luta decisiva foi muito parelha. Em suas trajetórias, as duas haviam sido derrotadas para as finalistas do torneio: a brasileira perdeu nas quartas para a eslovena Andreja Leski, enquanto a neerlandesa caiu na semi para a francesa Clarisse Agbegnenou, que sagrou-se campeã.


O duelo pela medalha foi acelerado desde o começo. Ambas partiram para o ataque e tentaram golpes nos primeiros instantes. A brasileira foi quem conseguiu encaixar primeiro a pegada e anotou um waza-ari ainda na metade da luta. No entanto, a europeia "devolveu" o waza-ari quase que em seguida. A partir daí, o ritmo permaneceu intenso até o minuto final, quando Vermeer encerrou a luta com um ippon.


Este foi o melhor resultado de Ketleyn Quadros em Mundiais, apesar dela já ter sido medalhista em Jogos Olímpicos - foi bronze em Pequim-2008, tornando-se a primeira mulher brasileira a medalhar em esportes individuais. A boa campanha desta quarta a consolidou como uma das representantes do país em Tóquio-2020, além de colocá-la como uma das cabeças de chave do torneio olímpico.


Além de melhor resultado pessoal, esta também foi a melhor campanha de um brasileiro na edição de 2021 do Mundial de judô. Cinco atletas haviam entrado em ação nos três primeiros dias e nenhum venceu duas lutas. Nesta quarta, além de Ketleyn também competiram Eduardo Yudy (81kg) e Aléxia Castilhos (63kg), que pararam nas oitavas, e Guilherme Schimidt (81kg), eliminado na estreia


Nesta quinta-feira (10), outros dois brasileiros entrarão em ação: Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (90kg). As lutas preliminares acontecem a partir das 05h (horário de Brasília), enquanto as finais a partir das 12h. Todos os combates são transmitidos no Canal Olímpico do Brasil. O Mundial segue até o próximo domingo (13), sendo a última competição válida para a corrida olímpica do judô.


Foto de capa: Arquivo/Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar