Últimas Notícias

Com a bênção do Papa, Vaticano faz a sua estreia em competições internacionais


Na tarde deste domingo (06), a cidade do Vaticano (nome oficial do território), fez a sua estreia em competições internacionais, com os seus atletas participando do Campeonato de Atletismo dos Pequenos Estados Europeus, evento que aconteceu em San Marino.

Na manhã do dia 29 de maio, a delegação da associação esportiva do Vaticano, foi recebida pelo Papa Francisco, para uma audiência, antes do início da primeira competição desportiva da qual a cidade-estado viria a ser representada. Já há algum tempo, uma aproximação era articulada entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e o Sumo Pontíficie da Igreja Católica.

 

Na ocasião, o Papa Francisco entregou a cada integrante da comissão, um exemplar do livro "Esporte segundo o Papa Francisco - Carta aberta a um atleta olímpico", que será lançado em várias línguas na vila olímpica em Tóquio. Além da habitual benção e desejos de boa sorte para os atletas.


É significativo e importante que haja uma equipa desportiva no Vaticano, pois a Igreja se preocupa com tudo o que é humano e diz respeito ao homem. E o esporte, o brincar, é uma dimensão central no cotidiano das pessoas, tanto que pode ser visto como “o sacramental da beleza”. Papa Francisco

 

O time atlético da Cidade do Vaticano, recebeu um convite do Comitê Olímpico de San Marino, para que pudesse participar da competição e, assim, ter a sua estreia em eventos internacionais. Por este motivo, os resultados conquistados por seus atletas, ainda não foram considerados oficiais, mas, segundo o presidente de San Marino, Giampaolo Mattei, esta decisão foi importante para "...construir pontes de amizade e diálogos com todos."


Foto:athleticavaticana.org

Ao todo, a delegação do Vaticano foi composta de dez pessoas, sendo destes sete atletas. Eles participaram de quatro competições: lançamento de dardo feminino (Beatrice Bellapadrona); 400m masculino (Simone Adamoli); 3000m com obstáculos (Emiliano Morbidelli) e revezamento masculino (Alessio Moscetti, Giuseppe Zapparata, Paolo Piersanti e Placido Fois). Sara Carnicelli também havia obtido o padrão mínimo necessário, mas não pôde participar da competição devido à uma lesão.

Até o momento, a única federação internacional que recebeu a tratativa de reconhecimento oficial da cidade-estado é a World Athletics, responsável pela gerência das competições e regras do atletismo mundialmente.
 

Foto de capa: athleticavaticana.org

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar