Últimas Notícias

Parada das Nações Tóquio 2020 - Camarões

  



INTRODUÇÃO

Os primeiros habitantes de Camarões apareceram na era neolitica e os habitantes mais antigos que se conhece são os pigmeus. Por volta de 2000 anos atrás, diversas migrações Bantu chegaram de diversas partes da África. No leste do país surgiu o Império Bornu, as margens do Lago Chade, enquanto o oeste do atual território diversos reinos surgiram.


Os primeiros europeus chegaram em 1472, como os portugueses, que ao ver a fartura de camarões no Rio Wouri o batizaram de Rio dos Camarões, que deu o nome ao país na língua portuguesa. Em 1896 a Alemanha estabeleceu um armazem na área e em um tratado com os reis anexou essa parte do território, que passou a se chamar Kamerun.


Após a derrota da Alemanha na I Guerra Mundial, França e Grã-Bretanha dividiram o território em Camarões Francês e Camarões Inglês. Em 1960 e 1961, respectivamente, os dois se tornaram independentes e ainda em 1961, foram fundidos se tornando o atual Camarões.


TRAJETÓRIA OLÍMPICA


Gana disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos em Tóquio 1964, com apenas um atleta. A primeira medalha já veio na edição seguinte, no México 1968, com a prata de Joseph Bessala, no boxe.


O período dourado do país aconteceu entre 2000 e 2008, com uma medalha de ouro em cada edição. O destaque foi para a triplista Françoise Mbango Etone, bicampeã em 2004 e 2008 no Salto Triplo. Em 2000 a equipe de futebol masculino levou o ouro, O Brasil não tem boas lembranças, após cair no gol de ouro nas quartas de final para os africanos.


ESPORTES DO PAÍS


+ FUTEBOL

O futebol é o esporte mais popular do país. Camarões, conhecidos como Leões Indomáveis, encantou o mundo na Copa do Mundo de 1990 com Roger Milla, chegando até as quartas de final, quando caiu para a Inglaterra na prorrogação. 10 anos depois dessa campanha histórica, veio o ouro olímpico. 


O país tem cinco títulos na Copa Africana de Nações.


+ ATLETISMO

O esporte deu dois ouros para o país em Jogos Olímpicos, ambos no salto triplo em 2004 e 2008.




ATLETA DE DESTAQUE

+ Albert Mengue (Boxe)


O boxeador camaronês, de apenas 22 anos, foi campeão do torneio pré-olímpico da modalidade disputado no Senegal em 2020 e chega com perspectiva de boa campanha no Japão.


+ Joseph Essombe (Wrestling)

A wrestler de 33 anos foi campeã africana na modalidade no peso de 53kg e conseguiu sua vaga na qualificação da Ásia/Oceania. Em 2016, caiu nas oitavas de final da competição.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar