Últimas Notícias

Ucrânia entra com recurso e Isaías Filho é desclassificado do Mundial Juvenil de Boxe


O brasileiro Isaías Filho, que havia garantido uma medalha no Mundial Juvenil de Boxe na manhã desta segunda-feira (19), ao derrotar Ilia Tohobytskyi, foi eliminado da competição no "tapetão", poucas horas depois de sua conquista. Segundo informado pelo Olimpíada Todo Dia, e confirmado pelo Surto Olímpico, a Ucrânia, país do boxeador adversário, entrou com um recurso pedindo a revisão do resultado e foi acatada pela Associação Internacional de Boxe (Aiba), tornando o brasileiro perdedor. 


Isaías chegou na semifinal da categoria até 75kg e, consequentemente, garantido ao menos um bronze depois da vitória sobre Tohobytskyi por 3:2, em uma decisão muito apertada. No entanto, pouco após a luta, a Ucrânia protestou contra o resultado. 


Segundo um comunicado, entregue a representantes da seleção brasileira de boxe em Kielce, na Polônia - obtido em primeira mão pelo OTD -, que foi assinado por Dragoljub Radovic, delegado técnico do Mundial, o recurso foi analisado minunciosamente por um juiz avaliador da AIBA, responsável pela luta, que tomou a decisão favorável ao europeu. 


(Reprodução/OTD)


Apesar de expor nomes de oficiais responsáveis pelo caso e indicar a derrota do brasileiro, o comunicado em questão não dá nenhum indício de quais possíveis erros teriam sido cometidos pela arbitragem durante a luta, tampouco apresenta justificativas para a mudança de resultado. O documento apenas foi entregue à delegação brasileira sem informações adicionais.


Depois de lutar nesta segunda, Isaías se preparava para disputar sua semifinal contra o búlgaro William Rosenov Cholov, que aconteceria já nesta terça-feira. A programação do evento confirma a presença de Tohobytskyi na luta contra Cholov e, não do brasileiro, apesar dos resultados oficiais da Aiba, desatualizados, ainda creditarem a vitória de Isaías contra o ucraniano.


Ainda de acordo com o Olimpíada Todo Dia, a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) enviou um email em protesto para a federação internacional, indignada com a alteração do resultado. A entidade pede maiores informações sobre porque o recurso foi aceito, solicitando respeito e transparência aos países participantes da competição.


Apesar das tentativas da confederação, novas mudanças não deverão ocorrer. Assim, o Brasil encerra sua participação no Mundial Juvenil tendo como melhores resultados as quartas de final de Isaías (75kg), Yuri dos Reis (60kg) e Ezequiel Cruz (64kg). Outros quatro pugilistas brasileiros também competiram, mas não passaram das oitavas.


Foto de capa: Reprodução/Aiba

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar