Rússia e EUA levam títulos no florete juvenil e ampliam domínio no Mundial de Esgrima - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Rússia e EUA levam títulos no florete juvenil e ampliam domínio no Mundial de Esgrima

Compartilhe
russia eua esgrima campeonato mundial juvenil de florete no cairo

Rússia e EUA levaram suas segundas medalhas de ouro no Mundial Juvenil e Cadete de Esgrima, realizado no Cairo, Egito. Enquanto a norte-americana May Tieu sagrou-se campeã mundial juvenil no feminino, o título do masculino russo Zakhar Kozlov, de apenas 17 anos. Com um novo bronze, a Rússia chegou ao fim do quarto dia de competições com sete medalhas, na liderança do quadro geral.

As disputas continuam com o com o mundial cadete de florete nesta terça-feira (7) e o mundial por equipes de florete na quinta-feira (8). Representando o país no torneio feminino cadete a partir das 3h30 da manhã estão Stella Frias e Gabriella Viana; Rafael Tomino e Lorenzo Mion são os esgrimistas brasileiros na competição masculina, que começa às 4. Mion e Vianna foram destaques da delegação brasileira desta terça-feira no juvenil.

Pelo torneio feminino, duas atletas que já se destacam nas competições adultas medalharam. A norte-americana May Tieu venceu na final a israelense Nicole Pustilink por 15-12. A israelense, com apenas 18 anos, já é 43ª melhor do mundo (no ranking adulto) e ficou perto da vaga olímpica pelo ranking, sendo uma das favoritas no pré-olímpico europeu.

may tieu fencing foil esgrima florete

Quem já está garantida em Tóquio é a canadense Jessica Zi Jia Guo, uma das medalhistas de bronze, ao lado da sul-coreana Joo Yeongji. 15ª melhor classificada do ranking aos 15 anos de idade, ela é o destaque do time canadense - que participará da prova por equipes - e já foi medalhista de prata em Lima 2019, quando tinha apenas 14 anos. Ela participará ainda nesta quarta-feira do mundial cadete.

Classificada em 16º na fase de poules, após uma queda para a ucraniana Kristina Petrova (5-2), May Tieu venceu a argelina Sonia Zeboudj (15-4), a filipina Samantha Kyle Catantan (15-8). O maior sufoco foi nas oitavas, diante da chilena Katina Proestakis (15-13), e em seguida Vitalina Anaschenkova (15-9) e Joo Yeongji (15-5), antes da final.

Zakhar Kozlov Russia Fencing Foil Esgrima

No torneio masculino, Zakhar Kozlov seguiu os passos de Kirill Tyulyukov, campeão mundial de sabre juvenil e deu o segundo título à Federação Russa ao derrotar o sul-corean Choi Dongyun, por 15-8. As medalhas de bronze foram para o russo Stepan Martynovich e o francês Constant Roger, que chegou a vencer o brasileiro Lorenzo Mion na fase de poules.

O dia do campeão Kozlov começou com uma boa fase de polues, em que perdeu apenas um confronto para o francês Paul Antoine de Belval. Na fase final, ele deu o pontapé inicial com vitória sobre o  português Tomas Pedro (15-4) já na segunda rodada, e depois passou pelos franceses Armand Spichiger (15-8) e Valerian Castanie (15-9). Nas quartas, chegou a estar perdendo por 12 a 10 para o compatriota Egor Barannikov, mas conseguiu virar e salvar dois ‘toques do jogo’ em 14 a 13 e levar por 15-14. Na fase final, um triunfo diante do francês Constant Roger por 15 a 8.

Surte +: Gosta de nosso trabalho? Participe da campanha em prol do jornalismo esportivo independente e Ajude o Surto Olímpico a carimbar sua vaga e estar em Tóquio!

Fotos: Augusto Bizzi / Federação Internacional de Esgrima (FIE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário