Pré-Olímpico asiático de esgrima chega ao fim em Tashkent - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pré-Olímpico asiático de esgrima chega ao fim em Tashkent

Compartilhe
Esgrimista Zaynab Dayibekova segura bandeira do Uzbequistão ao levar vaga para Tóquio 2020

Terminou nesta segunda-feira (26) o Pré-Olímpico asiático de esgrima, em Tashkent (Uzbequistão), com a definição de mais três vagas olímpicas. A uzbeque Zaynab Dayibekova fez a alegria dos funcionários - na ausência de torcida - com uma vaga no sabre feminino, enquanto Kiria Tikanah Abdul Rahman levou a segunda vaga para Singapura, desta vez na espada feminina. No florete masculino, Huang Mengkai levou a vaga e garantiu presença chinesa em todos torneios individuais da esgrima.

A China conquistou a vaga na única das seis competições individuais que não havia representantes. EUA, Itália e Rússia levarão equipe completa (18 atletas e presença nos seis torneios por equipes), enquanto Coreia do Sul, França, Japão, e agora China, terão ao menos um representante em todos torneios individuais.

Surte+ Gosta de nosso trabalho? Colabore com nosso crowdfunding e Ajude o Surto Olímpico a fazer uma cobertura olímpica direto de Tóquio! 

As outras vagas foram conquistadas no domingo, primeiro dia de competições: o uzbeque Sherzod Mamutov se classificou no sabre masculino; Roman Petrov, do Quirguistão, foi o vencedor na espada masculina; e Amita Berthier, de Singapura levou no florete feminino. Só restam agora as seis vagas distribuídas pelo Pré-Olímpico panamericano que será disputado nos dias 1 e 2 de maio em São José, na Costa Rica. 


Zaynab Dayibekova comemora ponto em pré-olímpico asiático
Zaynab Dayibekova comemora ponto em pré-olímpico asiático e tornou-se a terceira esgrimista de seu país em Tóquio 2020 - Foto: Federação uzbeque de esgrima


No sabre feminino, o Uzbequistão garantiu seu terceiro esgrimista em Tóquio, com Zaynab Dayibekova (121ª do mundo) que derrotou na grande final a cazaque Aigerim Sarybay (64ª) por 15 a 6. Sarybay era a principal cabeça da chave e principal favorita.

Davyibekova foi completamente dominante no torneio, vencendo tranquilamente suas quatro partidas de poule. NAs quartas ela derrotou a tailandesa Pornsawan Ngernrungruangroj (130ª) por 15 a 6 e na semifinal passou por Lam Hin Wai (78ª), de Hong Kong e cabeça 2, por 15 a 4.

Pódio do florete masculino no pré-olímpico asiático de Esgrima
Huang Mengkai sofreu apenas 14 toques a caminho da vaga olímpica, garantindo a China em todas categorias individuais - Foto: Federação Uzbeque de Esgrima


Huang Mengkai levou mais uma vaga para a China, no florete masculino. Foi a primeira vaga conquistada pelo país, que já tinha 11 atletas classificados pelo ranking da FIE. Na final ele venceu Yoong Hans Wei Shen, da Malásia por tranquilos 15 a 4. O florete masculino era a única prova individual sem participação chinesa.

Apesar de não ser o melhor chinês do ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE) no florete, Huang (57º) era o principal favorito e entrou direto na fase eliminatória. Outros representantes do top100, Sholto Douglas, da Austrália, (71º) e Kevin Jerrold Chan, de Singapura, (84º) também pularam a fase da poule e entraram frios, perdendo logo na estreia

Huang, por outro lado, entrou firme e passeou diante do uzbeque Akhmadillokhon Solikhojiev por 15 a 4 nas quartas, antes de derrotar o taiwanês Chen Chih Chieh por 15 a 6 e o malásio na final. Yoong, apneas 7º na poule teve que vencer o australiano Sholto Douglas nas quartas.


Kiria Tikanah Abdul Rahman conciliou treinos e lutas com wifi do hotel durante aulas online para conseguir vaga, segundo The Strait Times - Foto: Fencing Singapore

Na espada feminina, Kiria Tikanah Abdul Rahman levou a segunda vaga conquistada por Singapura no Pré-Olímpico. Apenas 207ª do ranking, teve a final mais disputada entre todas do dia, com uma vitória por apenas 15 a 13 diante de Ulyana Balaganskaya, do Cazaqistão (97ª). Principal favorita a conquistar a vaga, a libanesa Dominque Tannous não se inscreveu no evento.

Antes a jovem de 20 anos de Singapura passou pela iraniana Paria Mahrokh (318ª) por 15 a 10 nas quartas e por 15 a 12 dante da tailandesa Korawan Thanee (162ª) na semi. Abdul Rahman também venceu seus seis jogos na fase de grupos, incluíndo um 5 a 2 diante de Balaganskaya.

Para completar as últimas vagas diretas para a esgrima, São José, em Costa Rica, receberá o Pré-Olímpico das Américas entre os dias 1 e 2 de maio, com Athos Schwantes, Bia Bulcão, Bruno Pekelman e Karina Trois buscando se juntar a Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen na equipe olímpica brasileira.


Foto no topo: Federação Uzbeque de Esgrima

Nenhum comentário:

Postar um comentário