Lasha Talakhadze bate recorde mundial no Campeonato Europeu de Levantamento de Peso - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Lasha Talakhadze bate recorde mundial no Campeonato Europeu de Levantamento de Peso

Compartilhe

Acabou neste domingo (11), o Campeonato Europeu de Levantamento de Peso, realizado em Moscou, na Rússia, ao longo da última semana. O grande destaque da competição foi o georgiano Lasha Talakhadze, atual campeão olímpico. Competindo pela categoria +109 kg, ele quebrou seu próprio recorde mundial, que agora é de 485kg na somatória

Para quem não é tão familiarizado, o levantamento de peso é composto por dois exercícios com diferentes movimentos: o arranque e o arremesso. Talakhadze também quebrou o recorde mundial no arranque, erguendo 222kg. No arremesso, o halterofilista georgiano suportou 263kg. Essa é a mesma categoria em que compete o brasileiro Fernando Reis, medalhista de bronze no mundial de 2018

Dois atletas da Armênia completaram o pódio na classe +109 kg. Gor Minasyan ficou com a prata ao erguer 464kg e Varazdat Lalayan, terminou com a medalha de bronze, ao levantar 445kg. 

No quadro de medalhas geral, só das somatórias, quem levou a melhor foi a Ucrânia, que encerrou o evento com quatro ouros, uma prata e um bronze, seis pódios ao todo. A nação se destacou principalmente em provas femininas, onde Kamila Konotop (-55 kg), Irina Dekha (-76 kg) e Alina Marushchak (-81 kg) ganharam a medalha dourada. 

Mas o país que ficou com o maior número de medalhas no geral foi a anfitriã, Rússia. Apesar de finalizar com apenas um ouro, os halterofilistas do país sede do Campeonato Europeu estiveram em outros oito pódios (um ouro, quatro pratas e quatro bronzes). 

A única medalha de ouro da Rússia na competição veio pelas mãos de Daria Akhmerova, que apesar de não ter o melhor arranque e nem o melhor arremesso na prova até 87 kg, teve a melhor somatória (246kg), subindo ao lugar mais alto do pódio. 

Outro país que obteve bom desempenho foi a Bulgária. Em sete medalhas conquistadas, três foram de ouro, outras três de prata e apenas uma de bronze. Dos três títulos europeus dos atletas búlgaros, dois foram no masculino (Angel Rusev, -55 kg, e Stilyan Grozdev -61 kg) e um no feminino (Nadezhda Nguen, -45 kg). 

O Campeonato Europeu de Levantamento de Peso também premiou atletas por movimentos (arranque e arremesso), algo que não ocorre nos Jogos Olímpicos. E quem terminou no topo deste quadro de medalhas também foi a Ucrânia, com 10 ouros, três pratas e quatro bronzes. Neste caso, o maior número de medalhas também ficou com a Rússia, que obteve 24 pódios ao todo, mas encerrou o evento na 10ª posição.

Foto: Georgian Weightting Federation/Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário