Instituto Touché completa um ano de aulas de esgrima gratuitas e semanais pelo Instagram - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Instituto Touché completa um ano de aulas de esgrima gratuitas e semanais pelo Instagram

Compartilhe


Uma atividade que começou de forma a estimular atividades físicas e esportivas com segurança no início do confinamento tornou-se uma das principais tradições 'olímpicas' na internet.  O Instituto Touché, idealizado pelos medalhistas pan-americanos Fernando Scavasin e Heitor Shimbo, realizou neste sábado sua 52ª aula virtual de esgrima pelo Instagram. 


Com a missão de popularizar a esgrima no Brasil, o Instituto Touché trabalha principalmente com a inserção da modalidade nas escolas. Em virtude da pandemia e da impossibilidade de realização das aulas presenciais no ambiente escolar,  atividades como a da foto acima tiveram que ser interrompidas com o confinamento.


Surte+ Equipe feminina de sabre do Brasil vence três jogos no Mundial Juvenil de Esgrima e faz história


O Instituto reestruturou suas estratégias e passou a oferecer aulas virtuais, contribuindo para o enfrentamento da pandemia e para a apresentação da esgrima a públicos que, em condições normais, teriam mais dificuldade de acesso à modalidade.


Neste domingo completou-se um ano ininterrupto de oferecimento de uma atividade esportiva e educacional semanal, gratuita e acessível a todos os públicos.



As aulas são estruturadas de forma a ensinar os fundamentos básicos da esgrima com abordagem lúdica e didática, incluindo desafios que trabalham habilidades físicas e cognitivas, e a promoção de reflexões sobre os valores olímpicos. Geralmente as aulas são ministradas a um convidado, já tendo havido participação de atletas e ex-atletas, crianças em idade escolar e seus familiares, membros da comunidade da esgrima brasileira, profissionais de educação física e da área de educação.


Em um ano de trabalho, mais de 60 convidados participaram das lives oferecidas pelo Instituto Touché, chegando a diversas localidades do Brasil, como Curitiba, Manaus e Porto Alegre, e até do exterior.


Surte+ Raio-X da Esgrima em Tóquio 2020: confira os 90 atletas de 32 países já garantidos

O Instituto Touché desenvolveu metodologia própria de ensino de esgrima, baseada na experiência de seus fundadores treinando e competindo em mais de 35 países, com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. 

 


Fernando Scavasin foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 e prata em Toronto 2015 pela equipe de florete e também integrou a equipe olímpica do Brasil na Rio 2016. É um dos poucos esgrimistas do mundo a competir em alto nível em duas armas, já que além do florete é também um dos melhores sabristas do Brasil.


Heitor Shimbo também é polivalente e foi medalhista de bronze por equipes nos Jogos de Guadalajara no sabre e florete, além de integrar a equipe de florete masculina medalhista de prata em Lima 2019.


Surte +: Gosta de nosso trabalho? Participe da campanha em prol do jornalismo esportivo independente e Ajude o Surto Olímpico a carimbar sua vaga e estar em Tóquio

Fotos: Instituto Touché / Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário