CBDA autoriza e Bruno Fratus tentará índice olímpico neste fim de semana - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Pesquisar:

Últimas Notícias

CBDA autoriza e Bruno Fratus tentará índice olímpico neste fim de semana

Compartilhe

 


A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) autorizou o nadador Bruno Fratus, medalhista de prata nos últimos dois mundiais, a fazer sua tomada de tempo valendo a classificação olímpica, nos Estados Unidos. A Seletiva Olímpica do Brasil está marcada para acontecer entre os dias 19 e 24 de abril, mas devido ao aumento de casos de COVID-19, Fratus, que mora na Flórida, terá a prerrogativa de tentar o índice olímpico na etapa do TYR Pro-Swim Series, disputada em Mission Viejo, na Califórnia, a partir desta quinta-feira (08).


Fratus disputará duas provas no evento na Califórnia, os 50m e os 100m livres. Ele terá fortes concorrentes, como Caleb Dressel, atual bicampeão mundial nas duas provas, e Nathan Adrian, medalhista de bronze nas duas distâncias na Rio 2016.

Para garantir a vaga olímpica, Fratus deve nadar abaixo do índice “A” da Federação Internacional de Natação (FINA) e torcer para que no máximo um atleta faça um tempo melhor que o dele na seletiva nacional. O índice dos 50m é de 22.01 e o dos 100m é de 48.57. Fratus também pode ser convocado para o revezamento 4x100m livre, caso seu tempo nos 100m seja um dos quatro melhores do Brasil, após a seletiva. O nadador fez parte da equipe brasileira que foi prata no 4x100m livre no Mundial de 2017.

O Brasil já tem 199 vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, incluindo 12 destinadas aos três revezamentos já classificados na natação. Se Fratus conseguir o índice nos 50m livre, ele pode ser considerado o 200º classificado do Brasil para as Olimpíadas, ainda que possa perder a vaga para um rival da seletiva brasileira. Confira a lista completa aqui.

A CBDA também reirerou nesta quarta-feira (07) que os atletas que não puderem participar da Seletiva Olímpica porque testaram positivo para COVID-19 terão outra chance de se classificarem para Tóquio 2020. Essa segunda oportunidade está marcada para o dia 12 de junho, no Parque Aquático Maria Lenk, dependendo apenas da aprovação da FINA. De acordo com o comunicado da CBDA, sete atletas testaram positivo desde o dia 19 de março e irão fazer sua seletiva posteriormente.

Foto: Cláudio Cruz/Lima 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário