Últimas Notícias

Bronze no Pan de Lima, boxeadora Flávia Figueiredo é suspensa por doping

Flávia Figueiredo após treino com a seleção brasileira de boxe


A boxeadora Flávia Figueiredo está suspensa provisoriamente após ter sido pega no doping. Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, ela foi flagrada com a substância proibida ostarina em um exame realizado em janeiro pela Autoridade Brasileira de Controle Dopagem (ABCD). A informação foi inicialmente publicada por Demétrio Vecchioli, do blog Olhar Olímpico, e confirmada pelo Surto Olímpico.


Conhecido popularmente como teste surpresa, o exame feito por Flávia ocorreu fora do período de competições, no final de janeiro. A ostarina, substância encontrada em seu organismo, é utilizada principalmente em tratamentos de câncer e outras doenças como osteoporose. Ela culmina no aumento da massa muscular e, por isso, seu uso é considerado ilegal para atletas.


Agora, Flávia está afastada da seleção brasileira de boxe, que treina para o Pré-Olímpico das Américas, a ser disputado entre 6 e 13 de maio, em Buenos Aires (ARG). Ela vinha sendo titular na categoria até 75kg, tendo sido medalhista pan-americana em 2019, mas já estava perdendo espaço nos últimos meses e foi vice-campeã brasileira no ano passado, perdendo o título para Nadja Santos


Flávia, que também é atleta militar, chegou a viajar para a Europa em fevereiro com outros boxeadores brasileiros, poucos dias depois de fazer seu teste. Ela participou de um camping de treinos com a seleção, mas não foi inscrita no Torneio de Strandja, disputado na Bulgária na ocasião. Quem competiu em sua categoria foi Viviane Pereira, que conquistou a medalha de bronze


Viviane, aliás, é quem deve ser a representante brasileira na categoria até 75kg no Pré-Olímpico, no próximo mês. A convocação da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para a competição ainda não foi divulgada oficialmente, mas a tendência é que ela, Graciele Jesus (51kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Beatriz Soares (69kg) sejam as mulheres inscritas no evento, em busca de vagas à Olimpíada de Tóquio.



Surte +: Confira a quantidade de vagas exatas distribuídas por cada uma das categorias no Pré-Olímpico das Américas de Boxe


Foto de capa: Alexandre Loureiro/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar