Últimas Notícias

Atletas paralímpicos do Brasil participam de programa virtual sobre alimentação e nutrição



Atletas paralímpicos de atletismo, natação e halterofilismo participaram de dois encontros online sobre alimentação e nutrição nesta semana, ambos promovidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a apoiadora Ajinomoto do Brasil. O primeiro encontro, realizado no último dia 5, reuniu quase 100 integrantes de seleções adultas, enquanto no dia 6, foram cerca de 40 jovens da base destas modalidades.

CPB e  um de seus patrocinadores, a Ajinomoto, firmaram um contrato de apoio em 2019 que prevê o suporte no que diz respeito à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos para atletas de alto rendimento e da base. Essas não foram as primeiras ações do tipo promovidas pela Ajinomoto e CPB. Ainda em 2019, os encontros reuniram, separadamente, atletas de tênis de mesa e atletismo. Já no início de 2020, antes da pandemia, foi realizada atividade semelhante com nadadores até 19 anos.

Nos encontros realizados nesta semana, representantes do setor de Marketing-Nutrição da empresa ministraram as palestras e realizaram dinâmicas tendo como tema o papel da nutrição para uma vida saudável e no dia a dia do atleta.

"O projeto Kachimeshi é extremamente importante por se tratar de um programa educativo para que, tanto os atletas jovens quanto os integrantes da seleção principal, possam entender a importância de uma alimentação saudável e voltada para uma melhor performance. Isso vai facilitar um entendimento melhor quando os nutricionistas do CPB forem avaliar, orientar e acompanhar os atletas na sua alimentação e nutrição. Por isso, um projeto educativo como esse vai trazer benefícios e subsídios para os atletas entenderem melhor as orientações nutricionais", afirma o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Alberto Martins.

O time de nutricionistas da Ajinomoto apresentou aos atletas o programa "Alimentação para vencer – Kachimeshi". Criado pela empresa no Japão e adotado pelos comitês Olímpico e Paralímpico do país desde o início dos anos 2000, o conceito incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, que atenda às necessidades específicas de diferentes estilos e fases da vida, contribuindo para a melhor performance de atletas e pessoas comuns.

As especialistas falaram sobre grupos alimentares e a importância que uma alimentação equilibrada tem para a conquista de objetivos em uma trajetória competitiva. "Nosso objetivo é ajudá-los a assimilar informações para que sejam capazes de fazer boas escolhas, garantindo uma alimentação balanceada e saborosa com o que têm à disposição no dia a dia”, ressalta a gerente de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Priscila Andrade.

"Um programa como esse é muito válido para nós, atletas, ficarmos atualizados sobre o que há de mais moderno em relação à nutrição esportiva e ainda mais no alto rendimento, no qual cada pequena melhora faz uma diferença significativa nos resultados. Iniciativas como essa mostram que, finalmente, estamos saindo do campo das pesquisas acadêmicas para as iniciativas de mercado", completa o nadador pernambucano Phelipe Rodrigues, dono de sete medalhas paralímpicas, além do heptacampeonato parapan-americano em Lima 2019, pela classe S10 (para atletas com limitações físico-motoras).

Além de transmitir informações sobre nutrição aos atletas de alta performance, as especialistas também destacaram os benefícios que o consumo de aminoácidos oferece para a recuperação muscular. “A vantagem do consumo de aminoácidos por meio de suplementação é o tempo de absorção: em média, 15 a 30 minutos, em comparação com as quatro horas necessárias para digerir proteínas, que são mais complexas estruturalmente”, destaca Priscila.

Foto: Alê Cabral/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar