Últimas Notícias

Ellen Santana fica em 5º lugar no Grand Slam de Tashkent

 


Repetindo a campanha de Larissa Pimenta no dia anterior, o judô brasileiro voltou a ficar no "quase" neste sábado (06), no segundo dia de disputas do Grand Slam de Tashkent. Depois de vencer três lutas seguidas, Ellen Santana chegou perto de faturar uma medalha, mas perdeu na semifinal e foi derrotada pela venezuelana Elvismar Rodriguez na disputa pelo bronze, ficando na quinta colocação.


Competindo na categoria até 70kg, Ellen passou por quatro lutas antes de chegar à luta da medalha: venceu três e perdeu uma. Na estreia, ela bateu a grega Elisavet Teltsidou. Nas oitavas, passou pela uzbeque Farangiz Kholmurodova e finalizou seu quadrante com vitória sobre a eslovena Anka Pogacnik, que havia derrotado a cabeça de chave Maria Bernabeu, da Espanha, na rodada anterior.


Na semifinal, ela sofreu um waza-ari da croata Barbara Matic e teve que disputar o terceiro lugar. Lá, fez um combate sem grandes emoções com a venezuelana Elvismar Rodriguez e acabou sendo derrotada no golden score, após sofrer novo waza-ari.


Com a quinta colocação, ela soma 360 pontos e sobe cinco posições no ranking olímpico, atingindo agora o 38º lugar, ainda distante da zona de qualificação olímpica. No momento, Maria Portela - que não competiu em Tashkent - é a 14ª colocada e está se garantindo como representante do Brasil na categoria nos Jogos de Tóquio.


Outros cinco judocas brasileiros entraram em ação no segundo dia do Grand Slam uzbeque. Fora o quinto lugar de Ellen, quem chegou mais longe foi Aléxia Castilhos, que parou nas oitavas de final da categoria até 63kg. Com a chave aberta, ela venceu a mexicana Prisca Awiti Alcaraz, mas perdeu para a russa Ekaterina Valkova.


Marcelo Contini (73kg) e Guilherme Schimidt (81kg) também venceram uma luta e acabaram derrotados na sequência. Contini passou por Martin Setz (GER) e caiu diante de Oleg Babgoev (RUS). Já Schimidt bateu Hidayat Heydarov (AZE), mas foi superado por Dominic Ressel (GER). Eduardo Barbosa (73kg) perdeu na estreia, para Obidkhon Nomonov (UZB), assim como o xará Yudy (81kg), derrotado por Dagvasuren Nyamsuren (MGL).


Depois de dois quintos lugares, o judô brasileiro volta aos tatames neste domingo (07), no terceiro e último dia de disputas, para tentar conquistar suas primeiras medalhas na competição. A seleção terá quatro atletas em ação: Rafael Buzacarini (100kg), Beatriz Souza (+78kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).


Foto de capa: Reprodução/IJF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar