Últimas Notícias

Com Índia se destacando, Pré-Olímpico Asiático de tênis de mesa distribui 9 vagas a Tóquio 2020


Foi encerrado neste sábado (20), na bolha de Doha (QAT), o Pré-Olímpico Asiático de tênis de mesa, que distribuiu nove vagas aos Jogos de Tóquio 2020. O grande destaque ficou com a Índia, que conseguiu se classificar em três disputas, incluindo nas duplas mistas. Mongólia ficou com duas vagas, enquanto Cazaquistão, Irã, Singapura e Tailândia tiveram um classificado cada.


A Índia garantiu as duas vagas individuais, uma em cada naipe, disponibilizadas pelo sul asiático. No feminino, Sutirtha Mukherjee (95ª) só precisou bater a compatriota Manika Batra (63ª) para se classificar. Já entre os homens, Sathiyan Gnanasekaran (38º) se garantiu em Tóquio após vencer um triangular que envolveu o compatriota Sharath Kamal Achanta (32º) e o paquistanês Muhammad Rameez.


Quem teve uma tarefa mais difícil foi a dupla mista indiana, formada por Sharath Kamal Achanta e Manika Batra, que se classificou após passar por três jogos. A parceria desbancou, inclusive, os super-favoritos Lee Sangsu/Jeon Jihee, da Coreia do Sul, na decisão, vencendo por 4 a 2 (8-11, 6-11, 11-5, 11-6, 13-11 e 11-8).


Entre as duas vagas individuais disponíveis ao Leste Asiático, a Mongólia conquistou ambas. Por não haver inscritos de outros países no torneio da região, o país realizou disputas entre conterrâneos para conhecer os classificados. No feminino, Bolor-Erdene Batmunkh (506ª) foi a classificada, enquanto Lkhagvasuren Enkhbat (sem ranking) triunfou entre os homens.


Na Ásia Central, uma grande surpresa. O favorito Kirill Gerassimenko, 46º do ranking mundial, caiu na semifinal, diante do uzbeque Zokhid Kenjaev (114º) e não garantiu a vaga olímpica. Seu algoz também não carimbou o passaporte a Tóquio, já que foi derrotado pelo iraniano Nima Alamian (127º) na final.


Anastassia Lavrova garantiu uma vaga para o Cazaquistão (Rémy Gros/ITTF)


Entre as mulheres, Anastassiya Lavrova (166ª) "vingou" a derrota de seu compatriota Gerassimenko e derrotou uma uzbeque na decisão, Markhabo Magdieva (593ª), para ficar com a vaga olímpica. Entre as disputas do Sudeste Asiático, classificações de Chew Zhe Yu Clarence (185º), de Singapura, no masculino, e Orawan Paranang (87ª), da Tailândia, no feminino. 


Com o encerramento do Pré-Olímpico Asiático, o tênis de mesa possui agora 132 atletas classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vale destacar que na última semana o Pré-Olímpico Mundial distribuiu nove cotas ao megaevento. Agora, seguem abertas 32 vagas individuais (16 por naipe) e oito nas duplas mistas, restando os torneios continentais da Europa e da América Latina a serem disputados, além da classificação final do ranking para o mundo e para a Oceania.


Confira todos os classificados no Pré-Olímpico Asiático:

Homens:
Sul Asiático: Sathiyan Gnanasekaran (IND)
Leste Asiático: Lkhagvasuren Enkhbat (MGL)
Ásia Central: Nima Alamian (IRI)
Sudeste Asiático: Chew Zhe Yu Clarence (SGP)

Mulheres:
Sul Asiático: Sutirtha Mukherjee (IND)
Leste Asiático: Bolor-Erdene Batmunkh (MGL)
Ásia Central: Anastassiya Lavrova (KAZ)
Sudeste Asiático: Orawan Paranang (THA)

Mistas: Sharath Kamal Achanta e Manika Batra (IND)


Fotos: Remy Gros/ITTF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar