Últimas Notícias

Situação dos espectadores na Olimpíada de Tóquio deve ser definida dentro de um mês, diz chefe da organização


A nova chefe do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Seiko Hashimoto, informou nesta quinta-feira (25) que a situação de liberação ou não dos espectadores na Olimpíada deve ser definida por volta de 25 de março. A data marca o início do revezamento da tocha olímpica, que, inclusive, permitirá a participação do público, conforme anunciado nesta quinta.

Segundo Hashimoto, a organização conseguirá ter uma visão mais clara sobre a situação dos espectadores com a experiência do revezamento da tocha. Os eventos de passagem da chama olímpica permitirão que fãs acompanhem à beira da estrada, mas em caso de aglomerações, serão suspensos. O público presente também será instruído a somente aplaudir, não gritando e nem se abraçando.

"Seria melhor apresentar um plano geral para os espectadores o mais rápido possível. Pelo menos, quero definir uma direção primeiro", disse Hashimoto, referindo-se à Olimpíada, de acordo com a Kyodo News.

As falas da japonesa, dona de um currículo com participação em sete Olimpíadas, vieram um dia após o comentário do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em que afirmou que a decisão de permitir ou não a presença do público nos Jogos deveria ser tomada em abril ou no início de maio.

O desejo do alemão era de que uma definição final fosse tomada ainda mais tarde, mas explicou que a burocracia envolvendo ingressos, logística e viagens não permitira isto. "Gostaríamos de esperar até o último momento, mas isso não é possível", disse ele.

Substituta de Hashimoto no cargo de ministra olímpica do Japão, Tamayo Marukawa também falou sobre o assunto nesta quinta. Ela questionou se a opinião de Bach e do COI deve ser considerada como um "prazo" ou apenas uma estimativa para a decisão final. Segundo ela, estas e outras dúvidas estarão em pauta na reunião da próxima semana envolvendo COI e governo de Tóquio.

Adiados em um ano, os Jogos Olímpicos de Tóquio estão programados para ocorrer entre 23 de julho e 08 de agosto.


Foto de capa: Kim Kyung-Hoon/REUTERS


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar