Últimas Notícias

Montenegro, Croácia e Rússia se garantem na segunda fase do Pré-Olímpico de polo aquático; Brasil segue com chances


Encerrada a terceira rodada da fase de grupos do Pré-Olímpico Masculino de polo aquático, mais três seleções classificaram-se para as quartas de final da competição. Montenegro, Croácia e Rússia venceram seus respectivos jogos nesta terça-feira (16) e juntaram-se à Grécia no mata-mata, mantendo vivas as esperanças de garantir um lugar em Tóquio 2020. O Brasil, que segue sem vencer no torneio, ainda tem chances de classificação.


Montenegro obteve sua classificação à próxima fase após golear justamente o Brasil, por 15 a 5. A equipe europeia conseguiu sua segunda vitória em dois jogos e assumiu a liderança do Grupo A, enquanto a equipe brasileira chegou à marca negativa de três tropeços em três partidas, amargando a quinta e última colocação do grupo com um saldo de gols de -21. Pela outra partida do grupo, a Geórgia bateu o Canadá por 14 a 11 e conquistou seu primeiro triunfo na competição.


Apesar da má campanha, o Brasil segue vivo na competição, já que quatro equipes avançam de fase. Para se garantir no mata-mata, a equipe precisará vencer a Geórgia por uma diferença mínima de quatro gols, naquele que será seu último duelo da primeira fase, a ser realizado nesta quarta-feira, às 13h30. Além de vencer, terá que torcer por tropeços da própria Geórgia e do Canadá contra Montenegro e Grécia, respectivamente, na última rodada.


O primeiro critério de desempate do torneio é o confronto direto, então é possível que haja um empate triplo na pontuação entre Brasil, Canadá e Geórgia em caso de vitória brasileira sobre os georgianos e derrotas dos rivais na última rodada. Assim, o desempate vai para o segundo critério, que é o saldo de gols considerando apenas as partidas realizadas entre as três equipes


O Brasil tem saldo de -4, por ter perdido de 11 a 7 para o Canadá. O país da América do Norte, por sua vez, está positivada em +1, depois da vitória sobre a seleção brasileira e da derrota para a Geórgia, por 14 a 11. A equipe europeia tem saldo de +3. Assim, uma vitória por quatro gols de diferença do Brasil sobre a Geórgia zera seu saldo e negativa o do rival em -1, ultrapassando-o na classificação (considerando derrotas da Geórgia e de Canadá na última rodada). Uma vitória por cinco gols ou mais deixará o Brasil em terceiro lugar no grupo, se Geórgia e Canadá perderem no dia seguinte.


Em caso de vitória por três gols ou saldo inferior, precisa torcer por derrota da Geórgia diante de Montenegro e vitória do Canadá contra Montenegro. Neste caso, fica em quarto lugar por conta da vitória diante da seleção europeia. O Brasil entraria na piscina diante da Turquia na quinta-feira, mas com a desclassificação da seleção turca pelos casos de coronavírus, tem folga na última rodada.


Grupo B

Do outro lado da chave, Croácia e Rússia se garantiram no mata-mata. A Croácia bateu a França por 13 a 10 e chegou à terceira vitória na competição. A equipe é líder do Grupo B, com 6 pontos e saldo de +30. A Rússia, por sua vez, se "recuperou" do empate obtido contra a Romênia no dia anterior e despachou a lanterna Alemanha nesta terça, por 17 a 5, atingindo os 5 pontos.


Quem está quase classificado são os anfitriões, os Países Baixos, que protagonizaram a partida mais emocionante do torneio até aqui, com a Romênia. Os donos da casa perdiam por 8 a 7 restando um minuto para o fim, empataram e conseguiram a virada com um gol a quatro segundos para o final da partida, fechando em 9 a 8. A equipe aparece na terceira colocação da chave, com quatro pontos.


Fechando a zona de classificação momentânea do grupo, na quarta colocação, está a França, com dois pontos. A Romênia, quinta colocada com um ponto, e a Alemanha, que aparece na sexta e última colocação com pontuação zerada, ainda possuem chances remotas de classificação.


O Pré-Olímpico é composto por 11 equipes - eram 12, mas a Turquia foi desclassificada às vésperas após um surto de Covid-19 no elenco -, divididas em dois grupos. Todos se enfrentam entre si em cada chave e os quatro primeiros colocados avançam às quartas de final. A partir daí, confrontos mata-mata serão disputados até que sejam definidos os três medalhistas, que carimbarão passaporte para Tóquio.


Resultados da 3ª rodada:

Grupo A

Brasil 5x15 Montenegro

Canadá 11x14 Geórgia


Grupo B

Rússia 17x5 Alemanha

Países Baixos 9x8 Romênia

França 10x13 Croácia


Cronograma de quarta-feira, com os jogos da 4ª rodada (todos os horários de Brasília):

Grupo A 

Grécia x Montenegro - 12h

Geórgia x Brasil - 13h30

Canadá folga (Turquia DSQ)


Grupo B

Romênia x Alemanha - 09h

Croácia x Rússia - 10h30

Países Baixos x França - 15h


Foto de capa: Divulgação/FINA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar