Últimas Notícias

Definidos os grupos do basquete para Tóquio 2020; Brasil conhece possíveis adversários no masculino


A Federação Internacional de Basquete (FIBA) sorteou nesta terça-feira (2), na Suíça, os grupos do torneio olímpico de Tóquio 2020. Sem vaga no feminino, o Brasil buscará classificar sua equipe masculina na disputa do Pré-Olímpico de Split (CRO), em junho, e, caso carimbe o passaporte, entrará no grupo B, ao lado de Austrália, Nigéria e o vencedor do Pré-Olímpico de Belgrado (SRB).


Ao todo, 24 seleções participarão dos Jogos Olímpicos de Tóquio, divididas igualmente entre masculino e feminino. As doze equipes de cada naipe foram divididas em três chaves de quatro equipes. As duas primeiras colocadas de cada, além dos dois melhores terceiros colocados, avançarão para a fase eliminatória. 


No feminino, as atuais hexacampeãs campeãs olímpicas dos  Estados Unidos estão no grupo B, ao lado do país-sede, Japão, França e Nigéria. Prata em 2016, a Espanha abre o grupo A, onde também estarão Canadá, Sérvia e Coreia do Sul. O grupo C tem Austrália, Bélgica, China e Porto Rico.




Já no masculino, os Estados Unidos, atuais tricampeões olímpicos, abrem o grupo A e enfrentarão França, Irã e o vencedor do Pré-Olímpico de Victoria (CAN), que tem a presença dos donos da casa, China, Grécia, Uruguai, República Tcheca e Turquia. 

O grupo B é aberto pela Austrália e terá a Nigéria e os vencedores dos Pré-Olímpicos de Belgrado (SRB), com os anfitriões, República Dominicana, Nova Zelândia, Sérvia, Porto Rico, Itália e Senegal, e Split (CRO), que o Brasil participará. 

Já o grupo C é composto por Espanha, Argentina, Japão e o vencedor do Pré-Olímpico de Kaunas (LTU) com os lituanos, Coreia do Sul, Venezuela, Polônia, Eslovênia e Angola.


 

O Brasil está no Pré-Olímpico de Split (CRO) e na primeira fase enfrentará Tunísia e Croácia. Caso avance, pegará Rússia, Alemanha ou México na semifinal. Os torneios pré-olímpicos serão realizados entre 22 de junho e 4 de julho e só o campeão de cada torneio fica com a vaga para Tóquio.


O torneio olímpico terá inicio no dia 24 de julho.


Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar