Últimas Notícias

Atletas russos participarão de Tóquio 2020 e Pequim 2022 com o nome de Comitê Olímpico Russo


 Os atletas russos devem participar dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 e Pequim 2022 sob o nome de "Comitê Olímpico Russo" (ROC). Os detalhes foram anunciados hoje nas diretrizes de implementação aprovadas pelo Comitê de Revisão de Conformidade da Agência Mundial Antidopagem (WADA).


As diretrizes estabelecem os princípios em relação à implementação de sanções impostas à Agência Antidopagem Russa (RUSADA) pela WADA, e parcialmente sustentadas pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) para a manipulação dos dados do Laboratório de Moscou.


Sob as sanções, apenas os atletas russos que atenderem a certos critérios poderão competir como neutros em eventos como Tóquio 2020 e Pequim 2022, enquanto a Rússia também não poderá hospedar, ou ter o direito de sediar, quaisquer grandes eventos durante os dois. período do ano em que as sanções se aplicam.


A WADA originalmente determinou que as sanções deveriam vigorar por quatro anos, mas isso foi reduzido à metade para dois após um apelo ao CAS, tendo o período de vigência valido de 17 de dezembro do ano passado até 16 de dezembro em 2022.


O hino nacional russo também não pode ser tocado oficialmente nos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos sob as sanções com as diretrizes determinando que o ROC deve enviar uma proposta de trilha musical para ser tocada em todas as cerimônias. A partitura musical enviada pelo ROC deve ser aprovada pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI).


Surte +: Hino da Rússia será substituído por Tchaikovsky em Tóquio-2020

Já em relação a uniformes, roupas e equipamentos, todas as bandeiras russas devem ser substituídas pelo emblema ROC, enquanto qualquer uniforme que apresenta a expressão "Comitê Olímpico Russo" deve remover as palavras ou substituí-las pela sigla ROC. Se houver casos em que não seja possível remover a expressão "Comitê Olímpico Russo", a expressão "Atleta Neutro" deve ser incluída em igual destaque e/ou tamanho.


Em relação aos Campeonatos Mundiais realizados em 2021 e 2022, os atletas devem ser inscritos e representar sua Federação Nacional, o emblema da respectiva federação esportiva russa deve ser usado e a bandeira deve incluir o emblema da respectiva federação esportiva russa em um branco fundo.


Qualquer bandeira russa em uniformes, roupas e equipamentos deve ser substituída pelo emblema da Federação Esportiva Russa para Campeonatos Mundiais, enquanto o texto "Federação Desportiva Russa" deve ser removido dos uniformes com as palavras "Atleta Neutro" usadas em igual destaque e/ou tamanho se isso não for possível.


Em nota, o COI afirma que a decisão tomada pelo CAS em relação à RUSADA "precisa ser estrita e consistentemente implementada em todo o Movimento Olímpico", com a organização citando esse raciocínio por trás da criação das diretrizes de implementação, o que fez ao lado do IPC e Federações Internacionais.


Foto: Maxim Shemetov/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar