Últimas Notícias

Porta-voz do governo japonês rebate comentários sobre cancelamento e reafirma compromisso em realizar Olimpíada em julho


O governo japonês reafirmou neste domingo (17) seu compromisso em organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que estão programados para ocorrer entre julho e setembro de 2021, numa tentativa de acalmar uma movimentação gerada pela imprensa internacional acerca de um possível cancelamento do megaevento.


"Decidimos os locais e a programação (para os Jogos), e as pessoas envolvidas estão trabalhando nos preparativos, incluindo o controle de infecções", disse o secretário-chefe do Gabinete, Katsunobu Kato, a um programa de televisão local, de acordo com a agência Kyodo News.


As garantias de Kato, o principal porta-voz do governo, vêm logo após uma matéria da Reuters, que gerou burburinhos dentro da organização olímpica. A agência tomou como base uma fala de Taro Kono, o ministro da reforma administrativa e regulatória do Japão, que disse que o destino dos Jogos "poderia ser qualquer um".


“O Comitê Olímpico deve estar pensando num plano B, plano C, mas a situação não é fácil”, disse Kono à agência mundial de notícias. Seus comentários rodaram o mundo e geraram muita repercussão, por ter sido a primeira vez que um membro do alto escalão do governo colocou em cheque a realização dos Jogos Olímpicos. 


Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Organizador sempre mantiveram otimismo quanto à organização da Olimpíada, mas essa visão tem sido posta em dúvida pela recente explosão de casos de coronavírus no Japão e em outros países do mundo, com Tóquio aderindo a um novo estado de emergência pelas próximas semanas. 


Uma pesquisa recente da Kyodo News mostrou que 80% da população japonesa acreditam que os Jogos não deverão ocorrer conforme o planejado este ano, devendo ser adiados ou cancelados. Nesta semana, um aliado do primeiro-ministro Yoshihide Suga sugeriu que uma decisão final sobre a realização dos Jogos deverá ser tomada no final de março.


Foto de capa: Kiyoshi Ota/Bloomberg

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar