Alex Zanardi passa por cirurgia craniana e recupera a fala após seis meses - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Alex Zanardi passa por cirurgia craniana e recupera a fala após seis meses

Compartilhe


Um pouco mais de seis meses depois do grave acidente sofrido durante uma volta paraciclística, mais uma boa noticia surge sobre o estado do piloto e paracilcista Alex Zanardi. Segundo o jornal Corriere della Sera, o italiano passou por um procedimento cirúrgico e conseguiu recuperar a sua fala.


A médica Federica Alemano do hospital San Raffaele de Milão, revelou ao jornal os detalhes: Zanardi passou por um procedimento chamado craniotomia acordada, usada principalmente para o mapeamento e remoção de lesões em áreas cerebrais de importância vital, nas quais a imagem não é suficientemente sensível, como a área motora e da fala e usado normalmente para retirada de tumores.


"A cirurgia do despertar - como é chamada popularmente a craniotomia acordada - é uma técnica muito particular que se realiza em poucos centros na Itália e que tem como objetivo garantir ao paciente a melhor qualidade de vida possível após uma cirurgia inevitável”. explicou a doutora


Como já apresentava uma condição neurológica estável, o procedimento ajudou Alex a se comunicar com a sua família de forma verbal pela primeira vez após o acidente: "Foi uma emoção muito grande quando ele voltou a falar. Ninguém acreditava. Ele estava ali, e falou com a família” Disse Dra Alemano.


Bicampeão paralímpico, Zanardi está internado desde o dia 19 de junho de 2020, quando sofreu um grave acidente ao perder o controle de sua handbike capotar e colidir com um caminhão durante a volta paraciclística 'obietivo tricolore', que que visava incentivar pessoas com deficiência a praticar esportes.


Foto: UCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário