Últimas Notícias

Alex Zanardi passa por cirurgia craniana e recupera a fala após seis meses



Um pouco mais de seis meses depois do grave acidente sofrido durante uma volta paraciclística, mais uma boa noticia surge sobre o estado do piloto e paracilcista Alex Zanardi. Segundo o jornal Corriere della Sera, o italiano passou por um procedimento cirúrgico e conseguiu recuperar a sua fala.


A médica Federica Alemano do hospital San Raffaele de Milão, revelou ao jornal os detalhes: Zanardi passou por um procedimento chamado craniotomia acordada, usada principalmente para o mapeamento e remoção de lesões em áreas cerebrais de importância vital, nas quais a imagem não é suficientemente sensível, como a área motora e da fala e usado normalmente para retirada de tumores.


"A cirurgia do despertar - como é chamada popularmente a craniotomia acordada - é uma técnica muito particular que se realiza em poucos centros na Itália e que tem como objetivo garantir ao paciente a melhor qualidade de vida possível após uma cirurgia inevitável”. explicou a doutora


Como já apresentava uma condição neurológica estável, o procedimento ajudou Alex a se comunicar com a sua família de forma verbal pela primeira vez após o acidente: "Foi uma emoção muito grande quando ele voltou a falar. Ninguém acreditava. Ele estava ali, e falou com a família” Disse Dra Alemano.


Bicampeão paralímpico, Zanardi está internado desde o dia 19 de junho de 2020, quando sofreu um grave acidente ao perder o controle de sua handbike capotar e colidir com um caminhão durante a volta paraciclística 'obietivo tricolore', que que visava incentivar pessoas com deficiência a praticar esportes.


Foto: UCI

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar