Últimas Notícias

Tribunal Federal Suíço revoga suspensão de oito anos de Sun Yang


O tricampeão olímpico Sun Yang poderá voltar às piscinas. Pelo menos até quando o seu caso for novamente julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). Isso porque o Tribunal Federal Suíço decidiu anular a suspensão de oito anos do nadador, com base em provas apresentadas pelos advogados do atleta chinês, que alegaram um suposto caso de discriminação étnica. 

O Tribunal Suíço manteve o apelo de Sun, questionando a neutralidade do presidente do painel do CAS que julgou o caso, o italiano Franco Frattini. Os advogados do atleta recolheram evidências de que Frattini teria feito afirmações de cunho racista nas redes sociais, em comentários sobre o comércio de carne de cachorro na China, semanas depois do julgamento de Sun. 

Isso representa uma rara divergência entre CAS e Tribunal Federal Suíço, que não costuma alterar com frequência as decisões da corte esportiva. Agora o caso deverá ser ouvido pelo CAS novamente, desta vem num painel reformulado, mas ainda sem data definida. 

A Agência Mundial Antidoping (WADA) emitiu um comunicado explicando a interpretação da decisão do Tribunal Federal Suíço, que interferiu na decisão com base em possíveis violações processuais ou de direitos humanos. 

A entidade disse ainda que "tomará medidas para apresentar seu caso de forma robusta novamente quando o assunto retornar ao CAS".

Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, Sun foi banido por oito anos porque um membro de sua comitiva quebrou um frasco de sangue com um martelo durante uma tentativa de teste de drogas em setembro de 2018.

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar