Últimas Notícias

Austrália pode perder bronze no revezamento 4x100m medley de Londres 2012 após caso de doping em reanálise


Pela primeira vez em sua história olímpica, a Austrália pode perder uma medalha por doping. Isto porque o nadador Brenton Rickard, integrante do revezamento 4x100m medley australiano nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, testou positivo para furosemida, um diurético ilegal, após retestes realizados pela Agência Mundial Antidopagem (WADA). Ele será julgado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) na próxima segunda-feira e, caso não seja inocentado, a equipe perderá o bronze conquistado na ocasião.


Rickard nadou a parcial de peito somente nas eliminatórias da prova, com um tempo de 59s95, e ajudou o país a chegar à final. Ao lado dele, estavam Hayden Soeckel, Matt Target e Tommaso D'Orsogna, que acabaram em quarto lugar nas baterias preliminares. Para a disputa da medalha, Rickard e D'Orsogna foram substituídos por Christian Sprenger e James Magnussen, respectivamente. 


A Austrália terminou na terceira posição, com 3m31s58, atrás de Estados Unidos (3m29s35) e Japão (3m31s26). Caso o doping se confirme após o julgamento, o resultado australiano será anulado, mesmo Rickard não tendo participado da prova, e a Grã-Bretanha, que foi a quarta colocada na ocasião, herdará o bronze.


Hoje já aposentado, o australiano disse que estava vivenciando "seu pior pesadelo", em e-mails enviados a seus ex-companheiros de equipe, publicados pelo jornal The Age, de Melbourne. Ele explicou que tomou medicamentos sem prescrição na semana anterior ao exame, em 2012, e que estes poderiam conter o diurético ilegal.


Ele também disse que lutará para que o resultado não seja anulado para que seus companheiros não percam a medalha olímpica. "Seria injusto e desproporcional, especialmente porque eu não nadei na final", escreveu ele, ainda de acordo com o The Age


Além do bronze em Londres 2012, Rickard conquistou duas pratas em Pequim 2008 (200m peito e 4x100m medley), 14 medalhas em Mundiais (oito de Longa e seis de Curta), três pódios em Pan Pacífico e oito nos Jogos da Commonwealth. Ele também chegou a ser o detentor do recorde mundial dos 100m peito, com 58s58, em 2008.


Foto de capa: Al Bello

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar