Últimas Notícias

Henrique Avancini conquista título inédito do cross-country olímpico na Copa do Mundo de Nové Mesto


Histórico! Pela primeira vez, o Brasil colocou um atleta no lugar mais alto do pódio na prova do cross-country olímpico de uma Copa do Mundo de Ciclismo Mountain Bike. O feito ocorreu neste domingo, com Henrique Avancini, que triunfou em Nové Mesto, na República Tcheca. Após uma corrida eletrizante, ele assumiu a ponta já na reta final e conquistou a épica vitória. 


Avancini foi campeão do short track - prova não-olímpica - da etapa tcheca na última sexta-feira e, por isso, largou na primeira fileira neste domingo, o que o ajudou a se manter na dianteira durante a corrida. Ele chegou a encabeçar o pelotão de liderança por alguns momentos, mas sempre alternou entre as primeiras colocações. 


Já na reta final, ele estava na terceira colocação, atrás de Nino Schurter e do neerlandês Milan Vader, e optou por escolher um caminho diferente de seus adversários em uma das subidas. A estratégia deu certo: o brasileiro tomou a liderança, conseguiu se defender nos metros finais e pôde comemorar a vitória histórica. Vader acabou em segundo e Schurter, em terceiro. 



Número dois do ranking mundial, Avancini, que tem 31 anos, já havia conquistado três vezes o short track em Copas do Mundo, mas jamais havia sido campeão da prova olímpica, tendo o terceiro lugar como seu melhor desempenho. Na última quinta-feira, em sua primeira disputa do cross-country olímpico, também em solo tcheco, ele "bateu na trave" e acabou em quinto lugar.


Depois do feito histórico, Avancini terá pouco tempo de descanso e já entra em fase final de preparação para o Campeonato Mundial de Mountain Bike, que será disputado nesta semana, em Leogang, na Áustria. A competição será iniciada nesta segunda-feira (05) e irá até o próximo domingo (11). A prova olímpica do cross-country está marcada para o sábado (10). 


Além de Avancini, outros três brasileiros participaram da Copa do Mundo neste domingo. Luiz Henrique Cocuzzi chegou a liderar no início da prova, mas seu pneu furou pouco depois e ele não conseguiu se recuperar, encerrando na 75ª posição. Guilherme Muller foi o 53º e Edson Rezende terminou em 92º.


Foto de capa: Michele Mondini

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar