Últimas Notícias

Chama olímpica é posta em exibição ao público japonês até novembro


Depois de um longo período de mistério acerca do paradeiro da chama olímpica, o mundo agora sabe onde ela estará pelos próximos dois meses: em exibição aberta ao público, no Museu Olímpico Japonês. Os organizadores dos Jogos de Tóquio realizaram uma cerimônia nesta segunda-feira, onde abriram a exibição, que será iniciada nesta terça-feira, 1º de setembro.

A chama desembarcou no Japão em 20 de março, quatro dias antes do adiamento da Olimpíada para 2021. Ela chegou a ficar à mostra ao público em Fukushima, onde o revezamento da tocha será iniciado, mas pouco menos de um mês depois foi retirada após o decreto do estado de emergência no país e escondida em um local secreto. Agora, voltará a ser exposta até 1º de novembro.

Presente na mini-cerimônia, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, Yoshiro Mori, comentou sobre a situação: "Houve muita dificuldade em torno da entrega da chama olímpica, mas superamos várias dificuldades, assim como os atletas de pista (atletismo) devem superar obstáculos, e agora ela está em exibição aqui".


O presidente do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Yasuhiro Yamashita, também presente no evento, falou do simbolismo da chama para os esportistas. "Atletas que pretendem participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do próximo ano estão treinando em meio à preocupação com a pandemia da Covid-19. Estou confiante de que a exibição da chama no Japão será um símbolo encorajador para eles", disse.

Por conta da crise sanitária, haverá algumas limitações quanto à exposição da chama, para evitar aglomerações. A entrada no museu, que também contém peças das três Olimpíadas que o Japão sediou (1964, 1972 e 1998), é de 500 ienes (cerca de R$ 25) para adultos e de 400 ienes (cerca de R$ 20) para idosos acima de 65 anos. Para estudantes e crianças, a entrada é franca.

A chama olímpica ainda será transportada a outras regiões do Japão no ano que vem, através do revezamento da tocha. Os organizadores confirmaram que o cronograma original será mantido, portanto, ela percorrerá as 47 prefeituras do país em 121 dias, a começar em 25 de março, em Fukushima, e sendo encerrada em 23 de julho, com a cerimônia de abertura olímpica, em Tóquio.

Foto: Shugo Takemi/Tokyo2020

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar