Últimas Notícias

Atletas e lendas do basquete feminino lançam movimento por mais apoio à modalidade



Inspiradas pelo Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado nesta quarta-feira, 26 de agosto, atletas do basquete feminino nacional lançam o movimento Levante a Bola Delas, estrelado por campeãs da LBF e também por personagens históricas da modalidade, como as campeãs mundiais Magic Paula, Hortência e Janeth.
A campanha, divulgada nas redes sociais, é baseada nos recentes questionamentos que pedem visibilidade, apoio e condições igualitárias ao basquete feminino, iniciados pela multicampeã por LBF,  WNBA e Liga Espanhola, Érika de Souza.

O texto do vídeo oficial da campanha exalta o retorno que a modalidade oferece quando recebe investimento, como nas conquistas da década de 1990, quando a geração de Ouro brasileira, que rivalizava no país com fortes equipes como Sorocaba, Piracicaba, Ponte Preta e Santo André, reuniu-se na Seleção para dar ao Brasil a inédita medalha de Ouro do Mundial de 1994, na Austrália, a conquista do PAN de 1991, sob os olhares de Fidel Castro, em Cuba, além da medalha de prata na única final olímpica com presença brasileira, em Atlanta-1996.


“É muito bom ver o engajamento de todos em torno do basquete feminino. Isso mostra que estamos unidas defendendo aquilo que é direito nosso, que é a igualdade nos patrocínios, no apoio das marcas esportivas e visibilidade. Ter as atletas como Paula, Hortência e Janeth mostra que não estamos sozinhas e que todos querem só uma coisa, que é o crescimento do basquete feminino”, exalta Érika que, aos 38 anos, segue contribuindo significativamente com a modalidade.

Além da experiente pivô, as campeãs da LBF  2019 pelo Sampaio Basquete Raphaella Monteiro e Tainá Paixão, e a bicampeã Gil Justino, do Ituano Basquete, também questionam no vídeo as disparidades estruturais do esporte.

“Espero que essa campanha possa chamar a atenção das marcas em relação às mulheres e ao basquete feminino. Estamos num momento delicado, por causa da pandemia, e também preocupadas em relação à patrocínio. O basquete é o nosso trabalho e precisamos de apoio para ter uma Liga forte no ano que vem, com mais equipes, para que possamos continuar jogando no nosso país”, diz Tainá.

Para Magic Paula, figura crucial nas conquistas douradas da Seleção, endossar a campanha é uma questão pessoal de honrar o esporte que tantas alegrias lhe proporcionou.

“São movimentos que cada vez mais se fortalecem e as mulheres estão sim buscando seus lugares ao sol e serem reconhecidas e valorizadas. A mulher pode sim praticar o esporte e tê-lo como profissão. Já caminhamos muito, mas ainda há um longo caminho a trilhar, e movimentos dessa natureza só fortalecem o basquete feminino e as atletas envolvidas nesse processo. Pode ser um start para as outras modalidades estarem juntas neste contexto. É nosso papel e é dessa forma que posso contribuir para que a modalidade se fortaleça cada vez mais, com patrocínios, uma competição forte e mais jogadoras atuando e curtindo o basquete. Tudo o que eu tenho hoje foi conquistado através do basquete e faz parte da minha filosofia estar junto e apoiar”.

Confira abaixo o vídeo da campanha #LevanteABolaDelas


Ver essa foto no Instagram

26 de agosto. Dia Internacional da Igualdade Feminina.Uma data bastante icônica para iniciarmos um movimento pela igualdade no esporte, em especial no basquete. O basquetebol feminino já foi Campeão Mundial, Medalhista Olímpico e ganhou vários outros campeonatos importantes. E as glórias não ficaram só no passado: ainda ganhamos títulos e formamos grandes talentos. Mas, apesar disso, o apoio está escasso. Precisamos de patrocínios, de investimentos, do suporte de marcas esportivas, de espaço na mídia . Aproveitamos este para levantar estas questões e provocar AÇÕES PRÁTICAS que valorizem o nosso basquetebol feminino. QUE LEVANTE A BOLA de atletas, times, equipes técnicas que colocam seu coração, seu suor, seu talento e suas vidas nas quadras pra LEVANTAR O NOME DO BRASIL E DO ESPORTE no cenário nacional e mundial. Por mais apoio, patrocínio e representatividade. . #LevanteABolaDelas, porque já está mais do que na hora. Vamos colocar a bola da mulherada lá em cima, como elas mesmas sempre fizeram. #ValorizaAsMinas #IgualdadeFeminina #EmpateNoBasquete #LBFCAIXA
Uma publicação compartilhada por Liga de Basquete Feminino (@lbf.oficial) em

foto: Julian Campos/Renan Pirani

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar