Últimas Notícias

Surto Lista - Seis desenhos animados sobre os Jogos Olímpicos



Os Jogos Olímpicos foram fonte de inspiração para muitos desenhos animados. Uns feitos por comitês organizadores, outros usando seus personagens para disputar uma espécie de "Olimpíada animada", ou até com um personagem famoso se aventurando nos esportes. O SurtoLista desta semana vem falar sobre algumas das animações mais marcantes que envolveram a nossa querida Olimpíada.

Cobi e sua turma


Cobi o mascote genial, vive junto ao mar em Barcelona...

A mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona virou desenho animado em 1992, criado pelo Comitê Organizador dos Jogos e tendo Javier Mariscal, criador da mascote, na direção geral. A turma do Cobi era formada por Petra (mascote paralímpica), Jordi , Lydia, Cachas, Nosi e o gato Bicho; ao lado dos personagens antagonistas: Dr. Normal e seu servo Don Tamino. No Brasil, a série passou na TV Cultura no programa 'Glub Glub' fazendo muito sucesso entre as crianças nos anos 90 - inclusive com este que vos tecla. 


Ho-Ho límpicos



O famoso estúdio  Hanna-Barbera, inspirado pelos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, resolveu juntar a maior parte dos seus famosos personagens em um grande  crossover para competirem entre si. Estava criado o desenho "Ho ho Olímpicos', estreando em 1977 nos Estados Unidos e no ano seguinte, no Brasil. Os personagens clássicos foram divididos em três times: os Assombrados (Scooby Doobies), os Abelhudos (Yogi Yahooeys) e os Rabugentos (Really Rottens), sendo este último um time só de vilões. 

Os três times disputavam diversas competições, nem sempre esportivas, o que davam pontos para cada time e quem somava mais pontos ao fim do episódio era declarada a vencedora. A série teve 24 episódios e, de vez em quando, você ainda pode ter a sorte de ver no Tooncast e encontrar o desenho na grade do canal. Vai que...


Animalympics



Animalympics foi uma animação feita para a TV americana, onde ele simularia os Jogos de Verão e de Inverno com animais competindo em uns Jogos Olímpicos de animais, pela fictícia rede de televisão ZOO. Feito por pequenas esquetes, o desenho teve nomes como Gilda Radner e Billy Cristal emprestando suas vozes para alguns dos personagens.

Feito intencionalmente pela NBC para que ele passasse durante os intervalos da cobertura da Olimpíada de Moscou, em 1980, o desenho sofreu com o boicote dos americanos aos Jogos e foi transformado em filme para não perder o material. Só  estreou na TV americana em 1982. A animação nunca veio ao Brasil e ficou esquecida até mesmo nos Estados Unidos por muitos anos, chegando até a ganhar o status de cult.


Pateta nas Olimpíadas


O compilado com todas as aventuras esportivas do Pateta passou na TV americana pela primeira vez em 1955, no especial "O maravilhoso mundo da Disney", com o nome de "A história de sucesso de Pateta".

O compilado continha desde o primeiro "Pateta, o campeão olímpico", de 1942 - talvez a primeira animação famosa envolvendo Jogos Olímpicos - e que conta brevemente a história da Olimpíada e de algumas provas do atletismo, além de outros episódios envolvendo o basquete, levantamento de pesos, natação, boxe, hipismo entre outros, que não eram necessariamente sobre os Jogos Olímpicos, mas entraram no pacote, tudo contando com o jeito Pateta de ser. Em 1992, este compilado saiu em VHS com o nome de "Pateta nas olimpíadas".

Quem foi criança nos anos 90 viu todos os maravilhosos episódios "tutoriais" do Pateta nas "Aventuras de Mickey e Donald", na TV Colosso/Programa da Angélica/Tv Globinho - mais uma vez, eu incluso!

The Olympic Adventures of Fuwa



Os mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 também viraram desenho animado. Com 100 episódios de 11 minutos, Beibei, Jingjing,Huanhuan,Yingying e Nini passam por diversas aventuras nos Jogos Olímpicos e mostraram um pouco da cultura chinesa. O desenho passou na China e em Hong Kong não só na TV, chegando a ser transmitido em transportes públicos. Também passou em larga escala ao redor do mundo, apesar dele ter sido distribuído para algumas embaixadas chinesas pelo mundo, já dublado em inglês, coreano, espanhol e cantonês.

Vinícius e Tom: Divertidos por natureza




Nossos queridos mascotes da Rio 2016, Vinícius e Tom, também viraram desenho animado, que estreou em 5 de agosto de 2015 no canal 'Cartoon Network' e na TV Brasil, acompanhando a dupla nas florestas e nas metrópoles brasileiras. Foram 32 episódios de 2 minutos de duração cada. As irmãs cariocas, Bela, Sol e vida, apareciam em algumas aventuras para ajudar a dupla. o legal é que esse desenho até hoje pode ser visto pelo YouTube.



Tem algum desenho com Jogos Olímpicos que ficou fora da lista?

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar