Últimas Notícias

Federação Internacional de Tênis de Mesa confirma classificação de mais cinco atletas do Brasil para Jogos Paralímpicos


A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou na terça-feira, 30, a lista dos classificados da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Tóquio de 2021, e a relação confirmou a presença de mais cinco atletas do Brasil. São eles: Bruna Alexandre (classe F10), Cátia Oliveira (F2) e Lethícia Lacerda (F8), entre as melhores das Américas em suas classes, e Israel Stroh (sexto do mundo na classe M7) e Welder Knaf (nono da classe M3), pelo ranking mundial.

A lista confirma os critérios divulgados no início do mês, no Manual de Classificação, determinando que os melhores de cada continente no ranking mundial de abril terão vaga direta garantida, desde que não tenha sido realizado o torneio continental individual de suas classes (Parapan), e que os atletas que estão entre os primeiros em determinadas classes carimbaram os passaportes pelo ranking mundial.

Com isso, o tênis de mesa brasileiro já tem dez classificados para Tóquio. Os outros cinco brasileiros já estavam garantidos ao conquistarem o ouro individual no Parapan de Lima: Joyce Oliveira (classe F4), Danielle Rauen (F9), Paulo Salmin (M7), Luiz Manara (M8) e Carlos Carbinatti (M10).

Esse número pode quase dobrar, pois outros mesa-tenistas do país ainda buscam vagas pela seletiva, que ainda não foi remarcada pela ITTF. O qualificatório deve acontecer somente no ano que vem. Além disso, ainda há possibilidade de classificações pelo ranking mundial, em razões de desistências.

Após a divulgação dos critérios de classificação, no início do mês, Lethícia Lacerda, que disputará sua primeira Paralimpíada, aos 17 anos, se mostrou emocionada com a confirmação da vaga. Filha da ex-mesa-tenista Jane Karla (que deve disputar os Jogos pelo tiro com arco), ela demonstrou emoção ao falar da classificação.

"Para falar a verdade, ainda não caiu a ficha! É muito incrível, desde o dia em que comecei no esporte paralímpico o meu sonho foi participar de uma Paralimpíada, e agora que isso está oficialmente acontecendo tão cedo, me dá uma felicidade tremenda! Eu literalmente estou realizando um sonho, agora vou sonhar mais alto e o próximo passo é ter uma medalha paralímpica", disse.

"Nunca imaginei conseguir ir tão longe em tão pouco tempo, meu peito está realmente cheio de orgulho de mim mesma e com muita determinação. O melhor de tudo é que vou poder estar lá ao lado da minha mãe, com certeza vai ser muito surreal essa experiência. A ansiedade está forte", completou.

Mesmo entre os atletas mais experientes, a classificação para Tóquio também gerou momentos emocionantes. Israel Stroh, medalhista na Rio-2016, revelou que a confirmação da vaga o motivou novamente.

"É engraçado, porque mesmo sendo algo praticamente confirmado e com riscos irrelevantes, a confirmação fez o coração bater mais forte. Confesso que isso me fez muito bem pelo tempo em que passamos. Andava sem disposição nenhuma para as atividades físicas de casa e essa notícia me deu uma animada forte. Com certeza, vai fazer eu me reapresentar melhor", falou.

Foto: EXEMPLUS/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar