Últimas Notícias

Em carta aberta, CBsk se manifesta contra eleição da Comissão de Atletas este ano


A Confederação Brasileira de Skate (CBsk) se manifestou nesta quarta-feira (29) contra a realização da nova Comissão dos Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (Cacob). Em carta aberta, a CBsk disse que, realizar a eleição - prevista para agosto - este ano, "é uma atitude contraditória à própria luta da Comissão dos Atletas".

A votação para determinar os atletas que representam a classe dos esportistas olímpicos normalmente acontece após os Jogos Olímpicos e os "mandatos" duram todo o ciclo olímpico. Porém, mesmo com o adiamento de Tóquio 2020 para o ano que vem, o pleito brasileiro permaneceu para este ano. O COI e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), por exemplo, adiaram suas eleições. Segundo a CBsk, a decisão veio sem um diálogo e deveria seguir a mesma ideia do Comitê Internacional.

"A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) recebeu com surpresa a notícia de que a eleição da Comissão de Atletas do COB (ciclo Paris 2024) segue mantida para 2020 (final de agosto) - decisão tomada sem um diálogo aberto sobre o tema", disse a carta.

Se mantida para este ano, a eleição proíbe candidatura e votação dos atletas de cinco modalidades que estreiam em Tóquio 2020 (skate, surfe, beisebol, caratê e escalada esportiva), já que um dos requisitos para participar é ter disputado pelo menos uma Olimpíada. A medida vale para atletas de outras modalidades que estão indo para seu primeiro Jogos.


"Propomos a interrupção imediata do processo eleitoral até que possamos estabelecer um diálogo aberto sobre o tema, respeitando o espírito olímpico tantas vezes demonstrado pelos integrantes desta Comissão dos Atletas", finalizou a carta assinada pelo presidente da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Musa, e pela Representante da Comissão de Skatistas, Karen Jonz.

Procurado por nossa reportagem, o COB comentou que "o processo eleitoral da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil para o próximo ciclo olímpico foi deliberado e definido pela própria Comissão. O COB respeita e defende a autonomia da Comissão de Atletas para tomar suas próprias decisões, assim como pela definição da manutenção da eleição em 2020".

"O COB reforça o seu compromisso em dar voz aos atletas e abrir espaço para o diálogo com todos os envolvidos no Movimento Olímpico", relatou o posicionamento.

Criada em 2009, a Comissão dos Atletas estabelece diálogo entre os esportistas e o COB, representando direitos, interesses e debater os interesses dos atletas.


Na última eleição foram nomeados 15 atletas. O COB convidou mais quatro. São eles: Arthur Zanetti (ginástica artística), Baby Futuro (rugby), Brunno Mendonça (hóquei sobre grama), Duda Amorim (handebol), Emanuel Rego (vôlei de praia), Emerson Duarte (tiro esportivo), Fabiana Murer (atletismo), Fabiano Peçanha (atletismo), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Marcelinho Machado (basquete), Poliana Okimoto (maratonas aquáticas), Tiago Camilo (judô), Thiago Pereira (natação) e Yane Marques (pentatlo moderno). Além de Fabi Alvim (vôlei), Hortência Marcari (basquete), Isabel Clark (snowboard) e Isabel Swan (vela), selecionados pelo Conselho Executivo do COB.

Foto: Rafael Bello/COB 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar