Últimas Notícias

Seminário virtual da CBV debate a importância da presença esportiva na escola


Em um seminário virtual, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) discutiu ‘a importância do esporte na escola’, com apresentação do panorama nacional pelo gerente executivo de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Kenji Sato.

Kenji, ex-atleta de judô e mestre em ciência do esporte e estudos olímpicos, lembrou que a importância da prática desportiva nos colégios é sustentada por diversos indicativos sociais, além de ser o passo inicial nas etapas visando o alto rendimento futuro.

“Estou muito feliz em poder participar deste projeto e contribuir com a comunidade do voleibol de praia, que tanto admiro. Falar sobre a importância do esporte na escola é muito gratificante, é fundamental levantar este tema. Temos dados que apontam que a presença esportiva escolar proporciona a melhora da autoestima, reduz índices de repetência e evasão escolar, melhora a integração da comunidade com a escola e reduz níveis de violência”, destacou.

Virgílio também agradeceu ao palestrante e ao COB pela parceria realizada com a Confederação Brasileira de Voleibol em diversos projetos fortalecendo a base.

“Fico feliz pela disponibilidade de Kenji em estar aqui conosco, colaborando com esse projeto tão bacana que a CBV está desenvolvendo, com programas voltados ao público em geral no YouTube nas segundas e sextas-feiras, e com seminários virtuais para o vôlei de praia nas terças, Comissão Nacional de Treinadores (Conat) às quartas, e voleibol de quadra às quintas. Disseminar conhecimento e poder seguir trabalhando no desenvolvimento da modalidade é nosso objetivo”, declarou José Virgílio.

Kenji citou atletas que já atuam com grande destaque no cenário internacional do vôlei de praia que tiveram presença nos Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo COB. Casos de Duda, classificada para Tóquio, e Tainá, Victoria, Arthur Lanci e Adrielson, todos campeões mundiais de base. Ele comentou sobre a importância do esporte na detecção de possíveis talentos e da influência em competições de destaque, como os Jogos Pan-Americanos.

Segundo Kenji, 2.105 escolas de todo Brasil participaram da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude em 2019. Na delegação brasileira aos Jogos Pan-Americanos de Lima, também em 2019, 30% dos atletas tinham passado pela competição de base, dentro das modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Escolares.

“Vários atletas de destaque do vôlei de praia passaram pelos Jogos Escolares da Juventude, isso denota a importância do esporte estudantil na formação dos mesmos. Estamos nesta missão de fomentar a introdução do esporte, oportunizar o desenvolvimento do vocabulário motor amplo, diverso e a iniciação esportiva sistematizada. Mas respeitando as fases de desenvolvimento das crianças e adolescentes. E ao apresentar o jovem ao ambiente esportivo competitivo, ter a possibilidade de observar pequenos talentos”, completou.

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar