Últimas Notícias

Liga de Beisebol é iniciada e Japão recebe primeira grande competição esportiva depois do início da pandemia


Depois de mais de três meses sem esporte, o país-sede dos Jogos Olímpicos finalmente voltou a respirar ares competitivos. Nesta sexta-feira (19), foi iniciada a Nippon Professional Baseball (NPB), a liga japonesa de beisebol, com seis jogos sendo disputados, sem a presença de público e ainda contando com inúmeras medidas preventivas à disseminação do coronavírus.

Todas as doze equipes que compõem a liga entraram em campo nesta rodada de abertura, com destaque para o confronto entre o atual tricampeão, o SoftBank Hawks, contra o Lotte Marines, quatro vezes campeão da competição, em Fukuoka. Em um jogo decidido nos três últimos innings, vitória dos Hawks por 2 a 1.

Outro grande duelo do dia foi a vitória do Yomiuri Giants, detentor de 22 títulos da Japan Series e atual vice-campeão, sobre o Hashin Tigers, por 3 a 2. Um dos estádios que hospedará jogos na Olimpíada também recebeu um jogo nesta sexta. O Yokohoma Stadium viu os mandantes do DeNA BayStars serem derrotados pelo Hiroshima Carp, por 5 a 1.

A competição deveria ser iniciada em março, mas por conta da pandemia do coronavírus, teve de ser postergada em alguns meses. Durante a "pré-temporada", todos os envolvidos foram testados e dois jogadores do Yomiuri Giants tiveram resultados positivos ao coronavírus, ambos assintomáticos e já recuperados.

Além dos portões fechados e dos testes, inúmeras outras medidas preventivas foram - e continuarão sendo - tomadas pelos envolvidos para evitar a propagação do vírus durante os jogos. Os jogadores reservas e membros da comissão técnica utilizaram máscaras, os atletas foram proibidos de cuspir no campo e o distanciamento social foi pregado, sem cumprimentos ou comemorações aglomeradas.

Mesmo não podendo entrar, alguns torcedores chegaram a ficar do lado de fora do estádio, acompanhando o som das batidas das bolas e os gritos dos treinadores e jogadores. Limitados veículos de imprensa tiveram acesso à cobertura dos jogos, e os jornalistas foram "rastreados" por 10 dias, com testes e medições de temperatura diárias, de acordo informou a Reuters.

A NPB, segunda maior liga de beisebol do mundo, é a primeira grande competição realizada no Japão após o início da pandemia. Outra importante liga nacional, a J-League, de futebol masculino, tem previsão para reiniciar na próxima semana com as divisões inferiores; a elite retorna dia 4

Vale lembrar que, por conta do atraso de três meses, a temporada regular da NPB foi encurtada. No lugar dos tradicionais 143 jogos ao longo do ano, cada equipe fará 120 partidas na temporada regular, que tem previsão para ser encerrada em 7 de novembro. Duelos entre duas conferências diferentes não podem acontecer, enquanto os jogos de All-Star foram cancelados.

Fora as regras preventivas, a organização da NPB está planejando adotar outras medidas especiais para ajudar as equipes a enfrentar o intenso calendário, que terá duelos em praticamente todos os dias, como encerrar os jogos em empate após o 10º inning e expandir o número de jogadores inscritos para uma partida de 29 para 31. As equipes da Pacific League (conferência) já propuseram realizar seis jogos seguidos contra um mesmo adversário, a fim de evitar viagens constantes.

Foto: Jack Tarrant/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar