Últimas Notícias

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo programa reinício das competições para agosto


Visando restabelecer suas atividades, paralisadas desde meados de março por conta da pandemia da Covid-19, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) divulgou um calendário provisório para o restante da temporada, com data de retorno das competições para agosto. A entidade promoveu alterações no Campeonato Brasileiro e na maneira como todos os eventos serão abordados.

Além de mudança no formato das competições, a CBTE decretou que todos os rankings nacionais permanecerão inalterados, uma vez que cada estado está numa situação diferente em relação ao controle da pandemia. Segundo comunicado, todos os protocolos estabelecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no retorno às atividades estão sendo seguidos à risca pela confederação.


Tiro ao Prato Olímpico
Serão quatro etapas do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato Olímpico - que reúne as modalidades de skeet, fossa olímpica e fossa dublê -, distribuídos de agosto a novembro, um em cada mês e em quatro diferentes estados. 

O evento inicial ocorrerá em Caxias do Sul (RS), entre 12 a 16 de agosto; na sequência, Santana do Parnaíba (SP) receberá, entre 16 a 20 de setembro; a terceira etapa ficará a cargo de Guarapuava (PR), entre 14 a 18 de outubro; e a última antes do Campeonato Brasileiro ocorrerá entre 25 e 29 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

Todos os eventos ocorrerão de forma independente e não contarão pontos para o Campeonato Brasileiro. Este, por sua vez, está datado para 9 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ), em paralelo à Copa do Brasil de Tiro ao Prato. Os campeões nacionais de 2020 serão conhecidos apenas com os resultados obtidos em solo carioca, ignorando as etapas anteriores.

Light
Da mesma forma de como será ofertado pelas disciplinas na Excelência, as disciplinas "light" contarão com quatro copas online, realizadas remotamente nos diversos locais espalhados em todo o Brasil. Estes eventos terão premiação para os três melhores resultados obtidos pelos atletas, nas diversas disciplinas, categorias e classes em âmbito nacional.

O Campeonato Light também terá uma etapa em cada mês entre agosto e dezembro, assim como o de Excelência. A Copa Afrânio Antonio da Costa abrirá entre 03 a 09 de agosto; em seguida, virá a Copa Gen Ladário Pereira Telles, entre 07 a 13 de setembro; a terceira etapa será a Gen Oromar Osório, entre 28 de setembro a 04 de outubro; por fim, a Copa Antonio Martins encerrará a temporada em competição realizada entre 02 e 08 de novembro.

Trap nacional
O trap (fossa) continuará com as mesmas datas publicadas no calendário da CBTE anteriormente. Serão realizadas três copas, todas de forma virtual, entre os dias 27 e 30 de agosto, 24 de setembro e 11 de outubro e 12 e 15 de novembro, respectivamente. O Campeonato Brasileiro da modalidade também será definido em uma única etapa, esta presencial, a ser disputada entre 17 e 22 de novembro.

Carabina, pistola e rifle
Assim como a light e a trap, as disciplinas da carabina, pistola e rifle realizarão suas quatro copas de forma online. A primeira, entre 20 e 23 de outubro; a segunda, de 17 a 20 de setembro; a terceira, entre 22 e 25 de outubro; e a última, de 12 a 15 de novembro, nomeada de "Copa Felipe de Almeida Wu", em homenagem ao medalhista de prata na Olimpíada da Rio 2016. O Campeonato Brasileiro definirá o campeão nacional, em uma etapa final a ser realizada entre 26 e 29 de novembro, ainda sem formato definido.

Felipe Wu foi prata na pistola de ar 10m na Rio-2016 e recebeu uma homenagem da CBTE (Reprodução)

Apesar de divulgar os cronogramas dos eventos, a CBTE ressaltou que este é um calendário provisório e que todas as datas estarão sujeitas a alterações a depender de casos adversos que possam surgir no futuro. 

"Não há como prever os desdobramentos desta pandemia do Covid 19, e possíveis restrições que possam ocorrer no futuro por parte das autoridades competentes. Desta forma solicitamos a todos que aguardem mais um pouco antes de adquirirem suas passagens aéreas ou reservarem os hotéis para estes eventos", destacou a entidade em comunicado.

Além de seguir os protocolos do COB, a CBTE também organizará medidas próprias para a retomada das competições. O documento está em fase final de elaboração e será divulgado em breve. "As diretorias e a presidência da CBTE estão se empenhando muito para trazer, dentro deste cenário adverso, as melhores opções para todos", destacou a confederação.

Foto: Rafael Bello/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar