Últimas Notícias

Lucas Rabelo retorna à seleção brasileira de skate, que agora conta com 22 atletas


A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) anunciou neste sábado (13) a manutenção de todos os selecionados da seleção brasileira para a sequência do processo qualificatório olímpico. Lucas Rabelo, do street, também foi reintegrado à equipe após bom desempenho no final do ano passado. A seleção brasileira conta, agora, com 22 atletas.

De acordo com o presidente da CBSk, Eduardo Musa, o adiamento das Olimpíadas foi benéfico ao skate brasileiro. A confederação esperava contar com 12 atletas - apenas aqueles classificados à Olimpíada - para o segundo semestre de 2020, mas, com a mudança de datas, a entidade conseguiu reorganizar seu orçamento, podendo não só manter os integrantes originais como também acrescentando um novo membro.

"Tivemos que reestruturar nosso planejamento, mas conseguimos manter toda a estrutura da seleção, que ainda ganhou mais um membro. Com certeza é uma vitória importante para o skate brasileiro. A próxima etapa agora é retomar o planejamento individualizado de cada integrante da seleção”, destacou Musa, que realizou uma reunião virtual com os atletas na última quinta-feira.

Lucas Ribeiro, de 21 anos, é o 19º colocado do ranking mundial do street. Ele subiu para o top-20 graças ao terceiro lugar conquistado no Oi STU Open, realizado no Rio de Janeiro, em novembro passado. A competição que foi a primeira da segunda janela qualificatória olímpica e a última disputada antes da paralisação por conta da pandemia do coronavírus.

Apesar do bom posicionamento no ranking, hoje Lucas não estaria garantindo em Tóquio, uma vez que outros três brasileiros já estão a sua frente na corrida olímpica: Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Carlos Ribeiro. Há um limite de três atletas por país em cada uma das disciplinas do skate (park e street).

No entanto, a corrida olímpica do skate foi estendida até junho de 2021 e Lucas ainda tem chances de conseguir sua classificação. “O adiamento das Olimpíadas abriu um novo ciclo para a Seleção Brasileira. Por ser mais do que justo, a posição do Lucas Rabelo no ranking permitiu o retorno dele”, pontuou Musa.

Todos os membros da seleção brasileira (Reprodução/CBSk)
As seleções de park masculino e de street feminino possuem seis atletas cada uma, enquanto as equipes de park feminino e de street masculino contam com cinco atletas. No momento, o Brasil possui o limite de 12 classificados (três por disciplina) para os Jogos de Tóquio, onde o skate fará sua estreia em Olimpíadas. Confira abaixo todos os integrantes da seleção, visando o restante do processo qualificatório (os garantidos de momento estão em negrito):

Park feminino - Dora Varella, Isadora Pacheco, Leticia Gonçalves, Victoria Bassi e Yndiara Asp;

Park masculino - Héricles Fagundes, Luizinho Francisco,  Mateus Hiroshi, Murilo Peres, Pedro Barros e Pedro Quintas;

Street feminino - Gabriela Mazetto, Isabelly Ávila, Leticia Bufoni, Pamela Rosa, Rayssa Leal e Virginia Fortes Aguas;

Street masculino - Carlos Ribeiro, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler e Lucas Rabelo.

Vale lembrar que todas as competições previstas para o primeiro semestre de 2020 foram suspensas pela World Skate. A entidade máxima do skate mundial segue monitorando a pandemia para dar início à retomada dos eventos. Ainda não há previsão de retorno, mas a entidade já comunicou que um novo calendário de disputas será anunciado com pelo menos 60 dias de antecedência em relação ao primeiro evento.

Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar