Últimas Notícias

Argentino é suspenso por doping e Victor Colonese herda bronze na maratona aquática do Pan de Lima


O nadador de águas abertas argentino Guillermo Bertola recebeu a pena máxima da Federação Internacional de Natação (FINA) por ter realizado uma transfusão de sangue antes de uma prova em 2018, procedimento que não é permitido.

O atleta de 30 anos ficará suspenso entre 2020 e 2024. Além disso, o argentino perderá todos os resultados conquistados em 2018 e em 2019, incluindo a prata nos 10km do Pan de Lima, precisando ressarcir a premiação em dinheiro que havia conquistado.

Com isso, o brasileiro Victor Colonese, que havia chegado em quarto lugar em Lima, herdou a medalha de bronze. O equatoriano Esteban Enderica continua com o ouro, e o americano Taylor Abbott herdou a prata de Bertola.

O argentino realizou a transfusão em fevereiro de 2018, antes de uma disputa em Santa-Fé-Coronda. Bertola estava em estado anêmico e com a forma física abaixo do ideal. Após passar pela transfusão, que não é permitida pelas entidades antidoping, o nadador acabou vencendo a prova.

Em entrevista ao jornal argentino La Voz, Bertola lamentou a decisão de atribuírem a ele a punição máxima.

“Eu poderia ter feito uma estratégia judicial, mas decidi me apresentar com a verdade”, declarou. “Reconheci o erro, pois uma das coisas que FINA me disse foi que, se alguém reconhece seu erro e se arrepende, a sanção pode ser reduzida pela metade. Isso tem que ser válido. Mas estou sendo punido com uma sentença muito difícil".

Com o bronze de Colonese, o Brasil chegou à 169ª medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima, maior número da história do país. Foram 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes, que garantiram ao Brasil a segunda colocação no quadro geral de medalhas.

Foto: Reprodução/Instagram: @guillermobertola

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar