Após doações, programa do COB lançará atividades lúdicas que aliam educação e esporte para crianças - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Após doações, programa do COB lançará atividades lúdicas que aliam educação e esporte para crianças

Compartilhe

O esporte encanta pessoas, conta histórias e ensina valores que podem ser levados para a vida. Em um momento de isolamento social devido à pandemia do coronavírus, a solidariedade, o respeito e a empatia inspiram a união. Atento aos acontecimentos e aos anseios da sociedade, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem implementado ações importantes por meio do Programa Transforma: doou cerca de 1.400 cestas básicas e máscaras a funcionários e alunos de escolas atendidas pelo programa e, a partir da próxima semana, lançará atividades lúdicas para as crianças, que podem ser realizadas em casa. Elas serão disponibilizadas pelas redes sociais do Time Brasil. 

"As atividades que serão compartilhadas têm o intuito de gerar experiências prazerosas, trabalhando os Valores Olímpicos e habilidades socioemocionais em casa. Nestes tempos tão desfiadores, mais do que nunca precisamos estar unidos, mesmo que a distância. O Transforma quer disponibilizar seus conteúdos para todos, seguindo os princípios fundamentais do Olimpismo", afirmou Carolina Araujo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

Desde 2018, o Transforma leva a temática olímpica para todas as disciplinas escolares, alia valores olímpicos e educação para promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e consciência cidadã nas crianças. As atividades do programa estão voltadas aos alunos e à capacitação de professores da rede pública de ensino. A metodologia já passou por cidades como Taubaté (SP), Blumenau (SC), Palmas (TO), Natal (RN), Cascavel (PR) e Rio de Janeiro (RJ). No ano passado, o Transforma atravessou fronteiras e levou o projeto para a cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Isso mesmo, o programa foi apresentado para dez escolas brasileiras em Tóquio, no Japão.

No Rio de Janeiro, em uma parceria entre o COB e a Secretaria Municipal de Educação, a metodologia do Transforma foi adotada por quatro Escolas Municipais Olímpicas Cariocas (EMOCs), beneficiando cerca de70 professores e quase 1.250 alunos. O programa promove novos comportamentos e contribui para a formação integral do aluno.

Inspirado nos ideais olímpicos e adaptado à realidade brasileira, o Transforma oferece informação e apoio para que as escolas criem novas maneiras de transmitir valores e desenvolvam habilidades importantes para a educação integral. O programa também estimula a reflexão e a ação de toda a comunidade escolar, visando influenciar positiva e duradouramente o clima e os resultados escolares. Ao inserir o esporte como argumento para todas as disciplinas, contribui para um processo de ensino-aprendizagem prazeroso. Confira os detalhes do projeto no vídeo!

Foto: Divulgação/COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário