Primeiro Air Jordan bate recorde e é vendido por mais de quinhentos mil dólares em leilão online - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Primeiro Air Jordan bate recorde e é vendido por mais de quinhentos mil dólares em leilão online

Compartilhe


Até depois da aposentadoria, a lenda americana Michael Jordan segue quebrando marcas incríveis. Um par autografado de tênis utilizado pelo ex-jogador de basquete em sua primeira temporada na NBA, em 1985, foi vendido por 560 mil dólares (cerca de R$ 2,85 milhões) em um leilão online no último domingo, para um comprador ainda desconhecido. Segundo a Sothebys, empresa que realizou o leilão, esse foi o maior valor já pago por um calçado na história. 

Os sapatos foram colocados à venda pelo colecionador Jordan Geller, fundador do museu de tênis Shoezeum, em Las Vegas. O modelo recordista é o primeiro da linha Air Jordan (denominado Air Jordan 1), com as cores vermelha, branca e preta, próprias do Chicago Bulls, franquia defendida pelo astro por quase duas décadas.

Como a maioria dos tênis que Jordan utilizou em sua carreira, cada pé tinha um medida diferente, com o esquerdo sendo do tamanho 13 (44 no Brasil) e o direito, do 13,5 (46 no Brasil).

Conhecida por negociar obras de arte, a Sotheby's realizou seu primeiro leilão dedicado exclusivamente a tênis no ano passado e estabeleceu um recorde mundial de 437 mil e quinhentos dólares para um par de tênis de corrida Nike 1972, conhecido como "Moon Shoe".

A expectativa inicial era de que o lance vencedor pelo Air Jordan 1 ficaria entre 100 mil e 150 mil dólares. À medida que o leilão ocorria, porém, o valor não parava de subir, até quebrar a marca anterior por mais de 100 mil dólares.. 

"Vimos um enorme montante de ofertas até o momento em que a venda foi fechada, com o valor mais que dobrando apenas na última hora", disse o diretor de desenvolvimento de comércio eletrônico da Sotheby’s, Brahm Wachter.

Segundo Wachter, o valor altíssimo pago pelos tênis simboliza o poder da imagem de Jordan e o fortalecimento do mercado de colecionadores de calçados pelo mundo. "As fortes ofertas internacionais de seis países em quatro continentes mostram não apenas o incrível apelo de Michael Jordan como um dos atletas mais reconhecíveis e lendários de todos os tempos, mas também que colecionar tênis é realmente um mercado global e crescente", declarou.

O leilão coincidiu com o 35º aniversário da marca Air Jordan e com a exibição do documentário de dez partes da ESPN “The Last Dance”, sobre o Chicago Bulls e a carreira de Jordan. Os dois últimos episódios do programa serão exibidos no próximo domingo.

Foto: Divulgação/Sotheby’s

Nenhum comentário:

Postar um comentário