Últimas Notícias

Lavillenie e Duplantis terminam empatados no desafio do salto com vara do Ultimate Garden Clash


Reunindo três lendas do salto com vara mundial, a primeira edição do Ultimate Garden Clash terminou empatada.  O francês Renaud Lavillenie e o sueco Armand Duplantis dividiram a primeira colocação da competição realizada neste domingo, 03. O americano Sam Kendricks foi o terceiro colocado.

Dos quintais de suas casas e conectados por uma transmissão ao vivo, os atletas deveriam saltar a marca dos 5.00m, quantas vezes conseguissem, dentro do período de 30 minutos. O inusitado desafio foi proposto pelos próprios competidores e foi uma maneira diferente de competir em meio à pandemia do coronavírus, que impede a proximidade social.

Ao final do período, o campeão olímpico em Londres-2012, Lavillenie, saltando de Clermont-Ferrand (FRA), e o atual recordista mundial, Duplantis, direto de Louisiana (USA), conseguiram ultrapassar o sarrafo 36 vezes. Eles só erraram um único salto. Já Kendricks, de Mississippi (USA), não derrubou o sarrafo uma única vez, mas foi mais lento que os rivais e só saltou 26 vezes.

O desafio foi dividido em dois tempos de 15 minutos e fez a disputa entre o sueco e o francês ser emocionante. Lavillenie obteve uma pequena vantagem sobre Mondo desde o início da  competição. Restando cerca de seis minutos para o final da primeira parte, quando o francês tinha dois saltos a frente, errou.

Com a derrubada do sarrafo, levou cerca de 30 segundos para reposicioná-lo, o que permitiu a Duplantis empatar e virar o duelo. Ao final do primeiro tempo, o sueco tinha 18 pontos, o francês estava com 17 e o americano, já visivelmente cansado, era o último com 13.

Kendricks, na reta final da primeira parte. (Reprodução)
Na segunda parte, o duelo entre o jovem Duplantis e o experiente Lavillenie continuou acirrado. O recordista mundial conseguiu se manter a frente, sempre com o campeão olímpico na cola, até que, restando 3 minutos para o final da disputa, o sueco errou um salto.

Assim como Lavillenie, Duplantis perdeu cerca de 30 segundos preciosos para reajustar a barra, o que fez sua pequena vantagem cair por terra. O francês passou a frente logo na sequência e tornou os últimos dois minutos muito emocionantes. Ponto a ponto, acabaram o tempo empatados em 36 saltos concluídos com êxito.

Uma espécie de prorrogação de três minutos foi proposta por Duplantis, mas Lavillenie preferiu não se arriscar por estar muito desgastado. "Eu encerrei, não quero correr nenhum risco", disse Lavillenie. "Vou dividir o ouro com Mondo".

Livestream da competição (Reprodução)
"Senti muita falta do sentimento de que estou competindo. É uma loucura, mas mesmo fazendo isso no meu jardim, tenho a mesma sensação de um grande campeonato. Foi muito emocionante e estou muito feliz por fazer parte disso. Não vou fazer isso toda semana, mas fico feliz em fazê-lo uma vez por ano", declarou o francês.

"Foi muito divertido competir contra esses caras. Eu realmente senti falta de competir. Eu não achava que isso terminaria em empate, mas isso é esporte", disse Duplantis, que chegou a realizar um trigésimo sétimo salto inválido, a fim de declarar-se "campeão moral".

Duplantis com a 37ª pontuação (Reprodução)
Por outro lado, o lanterna da disputa, Sam Kendricks, ressaltou que o resultado poderia ter sido diferente com uma altura maior. "Se a barra estivesse a 5,40 m, talvez fosse uma história diferente", disse o americano. Vale destacar que todos os rivais já saltaram para mais de 6 metros em suas carreiras.

Dezenas de milhares de pessoas assistiram à mini disputa, que teve transmissão no Facebook, Twitter e YouTube da World Athletics. O pico de audiência rendeu cerca de 13 mil espectadores, simultaneamente, no canal do Youtube.

O presidente da entidade, Sebastian Coe, avaliou positivamente o desafio. "Estou tão orgulhoso desses três atletas talentosos. Esta é uma iniciativa brilhante, muito divertida e realmente inovadora", disse o britânico.

Dado  o sucesso,  a  World Athletics anunciou que já está planejando realizar novas edições do Ultimate Garden Clash nas próximas semanas.

Foto: Divulgação/WA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar