Últimas Notícias

FIBA suspende competições do basquete 3x3 até agosto e adia Pré-Olímpicos para 2021


A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou nesta quarta-feira, 20, atualizações no calendário de competições do basquete 3x3, muito afetado pela pandemia do coronavírus. Ficou decidido que não haverá competições até agosto e os Pré-Olímpicos da modalidade foram transferidos para 2021, seguindo o adiamento dos Jogos de Tóquio para o ano que vem.

Juntamente a outros 19 países, o Brasil brigará por uma das três vagas que o evento qualificatório masculino distribuirá à Olimpíada. A competição tinha previsão inicial para acontecer em março deste ano, em Bengaluru, na Índia, mas foi adiada em decorrência da crise sanitária global. As novas datas ainda serão divulgadas posteriormente pela federação. No feminino, as brasileiras não têm mais chances de classificação a Tóquio-2020.

Pré-Olímpico Mundial
Na primeira fase da competição, os 20 times estarão divididos em quatro grupos de cinco equipes cada. Os dois melhores dos grupos avançam ao mata-mata, iniciado a partir das quartas de final. Os dois finalistas e o terceiro colocado garantem vaga em Tóquio-2020.

O Brasil conseguiu classificação apenas para o evento qualificatório masculino, encontrando-se no forte grupo A, ao lado de Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca.
Os outros grupos são formados por:
B: Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia
C: Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana
D: Países Baixos, Letônia, Canadá, Croácia e Índia

Grupos do torneio qualificatório olímpico do basquete 3x3 (Reprodução)
Quatro países já asseguraram vaga em novembro, através do ranking mundial. Entre os homens, Japão, Rússia, Sérbia e China se classificaram. Entre as mulheres, Rússia, China, Mongólia e Romênia vão a Tóquio.

Logo após esse torneio mundial, haverá o Pré-Olímpico Universal, que reunirá seis seleções que não se classificaram para o Pré-Olímpico da Índia e que não estiveram presentes nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos no basquete 5x5. Uma vaga estará em jogo.


Sem competições até agosto
Além das alterações visando Tóquio-2020, a FIBA também anunciou medidas referentes a atual temporada do basquete 3x3, que ainda não foi iniciada. Assim como o rankings, competições estão paralisadas desde meados de março e assim permanecerão até agosto. A entidade divulgou a lista de eventos cancelados em decorrência da pandemia, confira:

- 4 eventos do World Tour (Praga, Lausanne, Los Angeles e Nanjing)
- Liga das Nações Sub-23
- Eliminatórias para as várias Copas das Zonas
- Copas das Zonas Sub-17 (incluindo eliminatórias)

Apesar da incerteza em relação ao futuro global, a FIBA se mostra otimista em realizar as competições ainda esse ano. Segundo a entidade, grande parte dos torneios está reformulando seus cronogramas para que possam ser disputados no trimestre final do ano, no último quarto, ou até mesmo em janeiro do próximo ano, se necessário.

Foto: ABWG/Divulgação




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar