FIBA congela rankings do basquete 3x3 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

FIBA congela rankings do basquete 3x3

Compartilhe
A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou o congelamento dos rankings individuais, de equipes e de seleções, do basquete 3x3. A suspensão se encerrará somente quando as atividades da FIBA retornarem, paralisadas pela pandemia do coronavírus. O Brasil está na 15ª colocação do ranking masculino e na 34ª do ranking feminino, sendo o terceiro melhor das Américas em ambos os naipes.

A decisão da federação recebeu total apoio dos atletas Comissão dos Jogadores da FIBA. Normalmente, a temporada do basquete 3x3 é iniciada no mês de abril de cada ano, mas como não a entidade suspendeu todas as competições desde março, o início do ano para a modalidade será atrasado em algumas semanas. Por isso, foi de amplo acordo a decisão de congelar as pontuações.

O atual ranking do basquete 3x3 é baseado nas 9 melhores atuações dos jogadores nos últimos 12 meses, mas deverá ser flexível com a situação. A federação disse que competições realizadas antes do descongelamento continuarão distribuindo pontos, mas estes só serão contabilizados de fato após o descongelamento.

A vida útil dos pontos de eventos anteriores também será estendida, podendo ser utilizados por mais tempo do que os habituais 12 meses, mas com o limite de 1º de outubro de 2021.

Vale lembrar que o ranking é um elemento fundamental para o modelo de organização do basquete 3x3. Os rankings individuais determinam o posicionamento das equipes e de seleções. Além disso, diversas competições se baseiam no ranking para definir seus classificados.

Para o Pré-Olímpico, foram elegíveis as seleções que compunham o ranking do 4º até o 20º lugar. O Brasil garantiu vaga apenas no torneio qualificatório masculino. A competição ocorrerá em Bengaluru, na Índia, e distribuirá três vagas aos Jogos de Tóquio. Anteriormente marcado para março, teve de ser adiado e não tem novas datas para ocorrer.

Foto: Divulgação/FIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário