Últimas Notícias

Etapa de Ljubljana da Copa do Mundo de Escalada Esportiva é cancelada


A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) anunciou ontem (14) o cancelamento da etapa de Ljubljana, na Eslovênia, da Copa do Mundo da modalidade. O evento é disputado no país há 24 anos e ocorreria na capital eslovena nos dias 25 e 26 de setembro, mas a entidade preferiu não realizá-lo devido à pandemia de COVID-19.

O presidente da IFSC, Marcos Scolaris, lamentou a necessidade de suspender o torneio, mas destacou a importância dos cuidados com a saúde neste momento. "Depois de tantos anos, é difícil acreditar que em 2020 não teremos uma Copa do Mundo na Eslovênia. É um motivo adicional para aumentarmos nossos esforços para a recuperação da crise do novo coronavírus”, afirmou.

Os organizadores da etapa, porém, estão confiantes com a realização do evento no ano que vem. "Acreditamos que na próxima temporada poderemos desfrutar dos espetáculos da escalada esportiva novamente. Por isso, estamos prontos para organizar a competição da mesma forma em 2021", disse o presidente da Associação Eslovena de Alpinismo, Jože Rovan.

O torneio na Eslovênia não foi o primeiro da Copa do Mundo de Escalada Esportiva a ser cancelado neste ano. Há alguns dias, a IFSC já havia anunciado que as etapas de Merigen e de Villars, ambas na Suíça, não seriam disputadas em 2020, devido às restrições para a realização de eventos esportivos no país.

Além disso, diversas outras etapas foram adiadas e ainda não tiveram suas datas definidas, incluindo duas na França (Chamonix e Briançon), duas na China (Wujiang e Chongqing), uma na Coreia do Sul (Seul), uma na Alemanha (Munique), uma na Áustria (Innsbruck) e uma nos Estados Unidos (Salt Lake City). Com tantas mudanças no calendário, apenas a etapa de Xiamen, na China, ainda está agendada para este ano, entre os dias 9 e 11 de outubro.

A escalada esportiva fará sua estreia no programa olímpico nos Jogos de Tóquio no ano que vem. No torneio, serão disputadas provas em três disciplinas: velocidade, dificuldade e bloco. O melhor escalador combinando os resultados das três provas será considerado o campeão olímpico, com o mesmo valendo para a categoria feminina. O Brasil não conseguiu classificar nenhum escalador para as Olimpíadas.

Foto: Eddie Fowke/IFSC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar