Últimas Notícias

Rússia e Catar negam envolvimento com esquema de corrupção na FIFA


Após acusação de compra de votos durante eleições para sede das Copas de 2018 e 2022, Rússia e Catar negaram envolvimento no amplo esquema de corrupção na FIFA, investigado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, negou veementemente as alegações de suborno. "Estamos vendo as notícias na mídia e não conseguimos entender o que é isso", afirmou o porta-voz, para a agência de notícias russa TASS. 

"Foi concedido à Rússia o direito de sediar o campeonato mundial de futebol em uma base absolutamente legal e não tem nada a ver com algum tipo de suborno, que rejeitamos categoricamente", falou Peskov. 

O Comitê Supremo da Copa do Mundo do Catar, que supervisiona os preparativos para o torneio, emitiu um comunicado refutando a participação no esquema de corrupção.

"Apesar de anos de falsas alegações, nunca foram produzidas evidências para demonstrar que o Catar conquistou os direitos de sediar a Copa do Mundo da FIFA 2022 de maneira antiética ou por meios que violassem as rígidas regras de licitação da FIFA", dizia a nota do Comitê do Catar.

O país sede do Mundial de 2022 falou ainda que "Qualquer reivindicação ao contrário é infundada e será ferozmente contestada". 

As eleições de 2 de dezembro de 2010 definiram as sedes dos Mundiais de 2018 e 2022. A Rússia superou as propostas conjuntas de Portugal e Espanha, Bélgica e Holanda e uma oferta candidatura individual da Inglaterra, para ser sede da Copa de 2018. 

Já o Catar superou a candidatura dos Estados Unidos e da Austrália, para sediar a Copa de 2022.

Foto: FIFA/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar