Últimas Notícias

Mesa-tenista perde medalha de ouro conquistada nos Jogos Parapan-Americanos por doping


O mesa-tenista chileno Matias Pino perdeu a medalha de ouro conquistada nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no ano passado, por testar positivo para octopamina, substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) após uma amostra de urina colhida no evento. 

Um painel do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) determinou que Pino cometeu uma violação antidoping e passou o assunto para a Federação Internacional de Tênis de Mesa para decidir sobre que punição seria a mais adequada.

Agora, o mesa-tenista norte-americano Ian Seidenfeld, na época medalhista de prata no individual, receberá em breve a medalha de ouro, herdada de Pino.

A delegação chilena também perdeu a medalha de bronze que foi conquistada na disputa por equipes, pois Pino fazia parte do time. 

A octopamina é uma substância utilizada pata tratamento da hipotensão, que é pressão arterial baixa e também como cardiotônico, para aumentar a força de contração do coração, aumentando assim o rendimento cardíaco e consequentemente a circulação sanguínea.

 "Como punição para sua violação, os resultados individuais dos atletas, obtidos nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 estão sujeitos À desqualificação, com todas as consequências resultantes, incluindo perda de medalhas, pontos ou prêmios", afirmou o IPC.

Em abril de 2019, Pino havia sido nomeado o atleta do mês pelo Comitê Paralímpico das Américas.

Foto: Thomas Lovelock/IPC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar