Últimas Notícias

Surtolista - 10 documentários esportivos para assistir na quarentena



Nessa quarentena causada pela pandemia de coronavírus, nós amantes do esportes estamos órfãos sem ter nenhum evento para assistir pela TV. Mas se tem uma área em que o esporte é rica fonte de histórias são nos documentários.

E Separamos alguns documentários do projeto 'Memória do esporte olímpico brasileiro', que fez um grande resgate do esporte nacional, relembrando grandes atletas brasileiros que fizeram história em jogos olímpicos e paralímpicos. todos são curta-metragens, com no máximo 30 minutos e todos estão disponíveis para assistir na internet gratuitamente.

Prepare a pipoca e boa diversão!


"Padilha, Uma vida olímpica"
Direção: Marcelo Muller



Documentário sobre Sylvio Magalhães de Padilha, que dedicou toda sua vida ao esporte, sendo atleta olímpico de renome nos anos 30 e 40 e presidente do COB nos anos 60 e início dos 90.


"A Luta de um homem só"
Direção: John John Vale



Documentário sobre a vida do lutador de Taekwondo Diogo Silva, que mostra a luta dele, dentro dos tatames contra os adversários e  fora, contra a corrupção e o racismo no taekwondo.


"A Valsa do Pódio"
Direção: Daniel Hanai e Bruno Carneiro



Documentário sobre a carreira da atleta paralímpica Terezinha Guilhermina e a importância seu guia, Guilherme Santana, com foco da participação da dupla  nos Jogos paralímpicos de Londres.


"Brilho imenso - A história de Cláudio Kano"
Direção: Denis Kamioka
Link: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/8414-brilho-imenso-a-hist%C3%B3ria-de-claudio-kano

O documentário fala de Cláudio Kano, craque do tênis de mesa que teve a carreira interrompida em um acidente de moto às vésperas dos jogos de Atlanta 1996.

"Um Homem que voa - Nélson Prudêncio"
Direção: Maurílio Martins e Ardiley Queirós
Link: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/8542-um-homem-que-voa-nelson-prud%C3%AAncio

O documentários fala do triplista Nélson Prudêncio e dá detalhes sobre a final do salto triplo de 1968, uma das mais espetaculares finais da história olímpica.


"No meio do caminho, tinha um obstáculo"
Direção: Cacá Diegues, Flora Diegues e Renata de Almeida

No meio do caminho tinha um obstáculo from Cela Luz on Vimeo.

O documentário fala de quando o hipismo virou esporte nacional nos jogos de Sydney em 2000 e uma refugada fez um cavalo ser o mais odiado do Brasil e sua redenção quatro anos depois


"Aida dos Santos - Uma mulher de garra"
Direção: André Pupo

AIDA DOS SANTOS - Uma mulher de garra. (Filme Completo) from André Pupo on Vimeo.

O documentário mostra a volta de Aida dos Santos ao estádio olímpico de Tóquio 50 anos depois de sua participação olímpica naquela mesma cidade, quando sem muito apoio, conseguiu um ótimo quarto lugar no salto em altura


"De Olaria a Helsinque - A história de um salto"
Direção: André Klotzel

Filme De Olaria a Helsinque - A História de Um Salto from Bruno Chaves on Vimeo.

O documentário fala de José Telles da Conceição, primeiro medalhista olímpico do atletismo que acabou sendo ofuscado por Adhemar Ferreira da Silva com seu ouro no salto triplo três dias depois, e seu trágico fim.


"A Volta ao mundo de Anésio Argenton"
Direção: Marcelo Paiva e Fernando Acquarone

A Volta ao Mundo de Anésio Argenton from Janeiro on Vimeo.


O documentário fala sobre a história de Anésio Argenton, primeiro ciclista brasileiro a fazer sucesso mundialmente e até hoje, dono dos melhores resultados do Brasil no ciclismo pista em olimpíadas.


"O Nadador - A história de Testsuo Okamoto"
Direção: Rodrigo Grota

EDIT: Infelizmente o vídeo foi colocado como privado pelo diretor do documentário. Pedimos desculpas.

O documentário mostra a vida de Tetsuo Okamoto, o primeiro medalhista olímpico da natação brasileira e seu impacto no esporte após Helsinque 1952.


2 Comentários

  1. http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/8281-o-nadador,-a-hist%C3%B3ria-de-tetsuo-okamoto

    o doc do tetsuo

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar