Últimas Notícias

Pré-Olímpico Africano de Boxe: 26 vagas são distribuídas, Argélia lidera e três países conhecem seus primeiros atletas classificados


As 26 primeiras vagas do torneio olímpico de boxe foram decididas nesta quarta-feira em Diamniadio, Senegal, região metropolitana da capital. Os destaques foram para os times da Argélia que classificou sete atletas, Marrocos, com quatro e Zâmbia, cujos três boxeadores que disputaram a competição se classificaram.

O dia na Arena Dakar também testemunhou as primeiras vagas para Tóquio-2020 de Camarões - que levou duas vagas -, República Democrática de Congo e Ilhas Maurício. Hoje o dia é de folga, mas as competições retornam na sexta e no sábado, com as 13 finais e 7 disputas finais de terceiro lugar que valem vaga olímpica.

Confira abaixo o que aconteceu em cada categoria, começando com a competição masculina:

Na categoria até 52kg, o moçambicano Juliano Máquina não foi páreo para Patrick Chinyemba (ZAM), em derrota por 4 a 1. O argeliano Mohamed Flisi venceu o ganês Sulemanu Tetteh por 5 a 0. Enquanto Chinyemba e Flisi se asseguraram em Tóquio, Máquina e Tetteh disputarão a terceira vaga.

Nos 57kg, Everisto Mulenga (ZAM) venceu Samuel Takyi (GHA) por 4 a 1 e enfrenta na final o queniano Nick Okoth, que derrotou Isaac Masembe (UGA) para garantir vaga nos Jogos Olímpicos. Takyi e Masembe disputarão a última vaga.

Nos 63kg, única categoria em que os quatro principais cabeças de chave do pré-olímpico chegaram às semifinais, Jonas Junias Jonas (NAM) derrotou Abdelhaq Nadir (MAR) por 3 a 2. JJJ enfrenta na final Richarno Colin, que rendeu a primeira vaga de Tóquio-2020 para as Ilhas Maurício, ao derrotar por 4 a 1 Fiston Mbaya, da República Democrática de Congo. Nadir e Mbaya decidem a terceira vaga do continente.

Colin (foto acima) se mostrou muito emocionando na entrevista pós-embate, ao se classificar para sua terceira Olimpíada, após Pequim e Londres.

Stephen Zimba (ZAM) e Albert Mengue (CMR) garantiram suas vagas nos 69kg ao vencer por 5 a 0 os adversários Jessie Lartey (GHA) e Shadiri Bwogi (UGA), que agora decidem a terceira vaga.

Younes Nemouchi (ALG) venceu Kawuma Ssemujju (UGA) por 4 a 1 e garantiu vaga na final, contra David Tshama, da República Democrática do Congo. Kawuma decide a terceira vaga continental contra o camaronês Wilfried Ntsengue.

Nos 81kg, as vagas foram para Egito e Argélia. Abdelrahman Oraby (EGY) ganhou de Shakul Samed (GHA) por 3 a 2 enquanto a batalha de xarás foi mais fácil: Mohamed Houmri (ALG) venceu por 5 a 0 Mohamed Assaghir (MAR). Os boxeadores ganense e marroquino se enfrentam pela terceira vaga.

Na categoria até 91kg, que só garente duas vagas, Abdelhafid Benchabla (ALG) e Youness Baalla (MAR) garantiram a vaga para Tóquio, através de vitórias sobre Youssef Ali Karar (EGY) por 5 a 0 e Elly Ochola (KEN), que precisam disputar o qualificatório mundial agora para sonhar com a disputa olímpica.

Maxime Njieyo Yegnong, de Camarões, e o argelino Chouaib Bouloudinat garantiram vagas no acima de 91kg, com vitórias de 5 a 0 sobre, respectivamente, Ahmed Bourous (MAR) e Keddy Agnes (SEY). 

Na categoria até 51kg, única feminina a distribuir três vagas, Roumaysa Boualam (ALG) definiu o confronto diante de Catherine Nanziri (UGA) por interrupção do árbitro e Rabab Cheddar (MAR) venceu Christine Ongare (KEN) por 5 a 0. Enquanto Boualam e Cheddar estão garantidas nas Olimpíadas, Nanziri e Ongare disputam a terceira e decisiva vaga.

Nos 57kg, as duas principais favoritas, Keamogetse Kenosi (BOT) e Khouloud Hlimi Moulahi (TUN) garantiram o passaporte olímpico com vitórias por 5 a 0 contra Widad Bertal (MAR) e Matshu Marcela Sakobi (COD). 

Já nos 60kg, Imane Khelif (ALG) ganhou o embate diante de Mariam Sidibé (CIV) por 5 a 0, enquanto o árbitro interrompeu a partida entre Zayani Mariem Hormani (TUN) e Thérèse Naomi Yumba (COD), dando vitória para a tunisiana.

As duas principais favoritas avançaram à final de até 69kg: Oumaya Bel Ahbib (MAR) venceu por 5 a 0 Elizabeth Akinyi (KEN), mesmo placar da vitória de Acinda Panguana (MOZ) sobre Emily Nakalema (UGA).

Marrocos e Moçambique garantiram as vagas na categoria até 75kg. As únicas cabeças de chave do torneio venceram por unanimidade as suas semifinais e duelarão pelo ouro com a tranquilidade da vaga garantida. Khadija El-Mardi (MAR) venceu Ichrak Chaib (ALG) enquanto Rady Adosinda Gramane (MOZ) passou por Ornella Sathoud (GHA), ambas por 5 a 0.

Foto: Olympic Channel

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar