Últimas Notícias

Luta do Brasil inicia fase final de preparação para seletiva olímpica visando Tóquio 2020


A Luta brasileira iniciou na sexta-feira (07.02), no Centro de Treinamento do Time Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro, a fase final de treinamentos para a seletiva pan-americana rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além de treinarem no tapete montado no CT do Time Brasil, os atletas vão poder usufruir da estrutura de ponta de equipamentos e profissionais oferecidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O objetivo da parceira entre a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e o COB é fornecer a melhor preparação para o pré-olímpico das Américas, que será realizado de 13 a 15 de março em Ottawa, no Canadá, e classifica os dois primeiros colocados para os Jogos. Uma semana antes, os brasileiros também disputam um Pan-Americano, também em Ottawa, como passagem obrigatória para a disputa da seletiva continental

."Depois da cirurgia que fiz no joelho, percebi que era necessário fazer uma preparação melhor fora do tapete com reforço muscular e diminuir a carga de lutas no treino. Deu certo e voltei ao pódio de torneios internacionais. Não tenho mais 20 anos e o ritmo de treinamento não deve ser o mesmo de quando comecei. Para a preparação do pré-olímpico, isso foi levado em conta e estou muito feliz com o suporte dentro e fora dos tapetes. A estrutura do CT do Time Brasil é melhor do que a de muitos países que já visitei, e comparada com Estados Unidos e Canadá. Estamos com conforto, alimentação e uma equipe multidisciplinar à disposição. Então não temos do que reclamar", afirmou Aline Silva, 33 anos, vice-campeã mundial de wrestling, atleta olímpica nos Jogos do Rio 2016 e presidente da comissão de atletas da CBW. 

Além de Aline (até 76kg), postulantes a vagas olímpicas como Giullia Penalber (até 57kg) e Dailane Reis (até 68kg) também participam do treinamento no CT até o próximo dia 19. Titulares do estilo greco-romano como Angelo Moreira (até 77kg) e Joilson Júnior (até 67kg) também treinam sob o comando do treinador-chefe da seleção, Angel Torres Aldama. Seis sparrings completam a equipe. 

Para Angelo, o polimento na preparação pode ser o detalhe que transforma o sonho da vaga olímpica em realidade. "A importância de ter uma preparação no mesmo nível ou até melhor que os demais concorrentes faz toda a diferença. Na minha categoria, os atletas lutam em um nível parecido e os detalhes vão decidir os dois que vão para Tóquio. Estamos aproveitando a estrutura do laboratório olímpico, da academia para parte física e também o contato com atletas de outras modalidades que compartilham da mesma meta. O sonho de estar em uma Olimpíada fica cada vez mais real", frisou o mineiro, bronze no Pan de Wrestling de 2017. 

A preparação dos atletas também será internacional. Kamila Barbosa (até 50kg) e Lais Nunes (até 62kg) viajam nesta sexta-feira para Cuba, onde treinam acompanhadas do treinador Nisdany Perez. Já Angelo Moreira, Joilson Júnior e o treinador-chefe Angel Torres partem no dia 14 para o estado do Colorado, nos Estados Unidos, onde fazem intercâmbio com atletas norte-americanos até o dia 5 de março, antes de seguir para o Canadá. 

Classificação olímpica 
O Campeonato Mundial 2019 classificou os seis primeiros colocados de cada uma das 18 categorias olímpicas: seis no estilo greco-romano (60kg, 67kg, 77kg, 87kg, 97kg e 130kg), seis no wrestling feminino (50kg, 53kg, 57kg, 62kg, 68kg e 76kg) e seis no estilo livre (57kg, 65kg, 74kg, 86kg, 97kg e 125kg). Em 2020, serão realizadas quatro seletivas continentais (Europa, Américas, Ásia, África e Oceania). Os dois primeiros de cada categoria olímpica em cada seletiva garantem vaga em Tóquio. De 30 de abril a 3 de maio, ocorre a seletiva mundial, onde todos os países não classificados disputam duas vagas em cada categoria olímpica.

Foto: Washington Alves/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar