Últimas Notícias

Lenda cubana da luta greco-romana vai se aposentar depois de Tóquio 2020


O maior nome da luta greco-romana cubana, Mijaín López anunciou que se aposentará depois dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 podendo fazer história na terra nipônica. Caso o lutador de 37 anos consiga subir novamente no lugar mais alto do pódio, ele se tornaria o primeiro homem da modalidade a ganhar quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas

López conquistou os títulos greco-romanos na categoria até 120kg em Pequim 2008 e Londres 2012, além do triunfo na categoria até 130kg no Rio 2016. Caso seja campeão também em Tóquio, o cubano igualará o feito olímpico da japonesa Kaori Icho, tetracampeã da modalidade entre as mulheres. Entre os homens, o principal lutador até o momento é o russo Aleksandr Karelin, com 3 ouros e uma prata.

"Depois de Tóquio me aposentar, já está decidido. Por causa da minha idade, quero descansar e é hora de dar oportunidade às novas gerações", disse López. "Quero me despedir, é claro, ganhando minha quarta medalha olímpica de ouro. Estou me preparando para isso e tenho certeza que vou conseguir".

Além de se tornar o principal lutador do greco-romana com o ouro em Tóquio, López se tornaria o esportista cubano mais bem sucedido de todos os tempo, ultrapassando os boxeadores Teofilo Stevenson e Felix Savon e o esgrimista Ramon Fonst, que conquistaram três títulos olímpicos cada. Além do tricampeonato olímpico, López tem cinco títulos mundiais além de levar o ouro nas últimas cinco edições dos Jogos Pan-Americanos.

"Eu não pensei em outra coisa senão ganhar minha quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, é meu objetivo final", acrescentou López. "Quero fazer uma longa pausa. Mas, no futuro, quero ajudar todos os jovens do meu país e poder dar a eles toda a experiência e conhecimento que aprendi com o esporte".

Foto: Toru Hanai/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar